Pinheiral



Pinheiral é um município brasileiro situado no sul do estado do Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba Fluminense.

Sua data de fundação é 13 de junho de 1995, quando o município se emancipou de Piraí. Sua economia é baseada na agropecuária, tendo pequenas indústrias de transformação em seu território. Possui uma área de 77 km² e faz divisa com os municípios de Volta Redonda (a Oeste), Barra do Piraí (ao Norte) e Piraí (a Sul e Oeste).

O município de Pinheiral tem participação histórica no desenvolvimento rural brasileiro, pois foi em seu território que se localizava a antiga Escola Média Teórico-Prática de Pinheiro, instalada junto ao Posto Zootécnico. Em 1916, a antiga Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária - ESAMV (atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) é transferida da então Capital Federal - cidade do Rio de Janeiro - para Pinheiro.

Nesta mudança são extintas a Escola Média Teórico-Prática de Pinheiro e a Escola Agrícola da Bahia. A ESAMV foi uma das escolas cujo padrão de ensino foi considerado referência nacional para cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Em 1918, é transferida para Niterói e nas instalações de Pinheiro, nos anos seguintes, são criadas outras instituições de ensino agrícola, que vieram a se tornar os pilares do atual Colégio Agrícola Nilo Peçanha (CANP), subordinado à reitoria da Universidade Federal Fluminense.

Patrimônio arquitetônico

Destaca-se a Estação Ferroviária, construída em 1870, que conserva as características neoclássicas originais, e abriga atualmente a Biblioteca Municipal Aurelino Barbosa.

Não se pode esquecer, no entanto, do casarão, sede da fazenda que deu origem à cidade. Atualmente encontra-se em ruínas e, ao seu redor, estão as instalações do atual Instituto de Educação Tecnologia - Campus Nilo Peçanha.

Regiões Turísticas

Localização

Pinheiral está localizada a 121km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Pinheiral








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Pinheiral

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Festival Vale do Café toma conta do Estado do Rio

Festival Vale do Café toma conta do Estado do Rio

Fazendas da época do ciclo do café serão palco de uma viagem no tempo, por meio de tour histórico; desde 2003, festival já recebeu mais de 450 mil visitantes

Notícias > Social > Festas, danças e manifestações regionais

Festival Vale do Café chega a sua 7ª edição

Festival Vale do Café chega a sua 7ª edição

O evento cultural, que abrange diversas cidades do interior do Rio, acontece esse ano de 17 a 26 de julho

Agências de viagens e turismo em Pinheiral