Piraí



Os caminhos da reconstrução histórica de uma cidade não tem apenas uma porta de entrada ou muito menos obedecem a um único olhar. Se não é uma mera coleção de fatos alimentados por um saudosismo com relação ao passado e tampouco é uma reprodução de períodos históricos previamente concebidos através da história universal ou da história econômica brasileira. Construir a história do lugar significa tecer as relações destes períodos econômicos com suas histórias de vida, suas marcas culturais, que caracterizam uma relação de pertencimento do lugar.

Esta história herdada é um patrimônio a ser valorizado pelo processo de desenvolvimento local com objetivo de torná-lo permanente enquanto elo entre tradição e inovação. Piraí quer se desenvolver sem perder a ternura.

A colonização das terras onde é hoje o Município teve início por volta de 1770, com a intensificação do fluxo de mercadorias entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nasce o povoado, em 1772, em torno de sua capela. Da capela ao rio se forma o povoado de Sant´Ana do Piraí.

O povoamento na região do Vale do Paraíba reflete o processo de interiorização da economia cafeeira e redefinição da cidade do Rio de Janeiro como espaço da Corte de Portugal. Em 15 de outubro de 1811, Piraí é elevado à categoria de freguesia curada. Em 1817, por força do Alvará de 17 de outubro torna-se freguesia perpétua. É elevada à categoria de Vila pela Lei nº 96, de 6 de dezembro de 1837. Para dar suporte às atividades do novo município a mesma lei determinou a criação de uma Câmara Municipal e de todas as autoridades judiciárias e empregados, conforme ocorria nos demais municípios.

Com o cultivo e exploração do café, fonte de riqueza, o desenvolvimento continuou, obtendo Piraí, em 1874, foros de cidade. Após a abolição da escravatura, a economia cafeeira sofreu forte decadência. Data deste período também as transformações urbanas no Rio de Janeiro, cujo o processo de modernização e ampliação de infra-estrutura terão impactos sobre o município. Em 19 de abril de 1907, a empresa canadense Light and Power obteve concessão para desviar as águas do Rio Piraí e jogá-las no Vale do Ribeirão das Lajes, comprometendo-se a empresa em deixar correr sem interrupção um volume d´água nunca inferior a três mil litros por segundo a jusante da barragem. O município passou a se constituir, desse modo, num espaço estratégico para o Rio de Janeiro visto que a represa de Ribeirão das Lajes fornecia, e fornece, água e energia elétrica para a cidade.

Lago do Kopp
O Lago do Kopp localiza-se em área de propriedade do Hotel Fazenda Espelho D' Água. Sua área é de aproximadamente 100.000 m², de formato irregular e com águas transparentes e frias. Ás suas margens, destacam-se quaresmas, espatódeas, pinheiros e amendoeiras. A pesca no local é proibida, mas os banhos e os passeios em pequenas embarcações, são permitidos e freqüentes. Em seu entorno, há casas residenciais e as instalações do Hotel Fazenda Espelho D'água.

Rio Piraí
O atrativo nasce na Serra do Sinfrônio, no município de Rio Claro, atravessado todo o município de Piraí e desemboca parte dele no Rio Paraíba do Sul. durante seu trajeto, em Piraí, não há presença de cachoeiras, nem de praias fluviais, mais sim de formações de lagoas e lagos, sendo o maior expressão o Lago do Kopp, situado na localidade de koppand. A vegetação que circunda o atrativo é terciária, composto basicamente de espécie como canela, jacaré, imbaúba, ipê amarelo, quaresma, eucalipto, árvores frutíferas, além de áreas de pasto em toda a sua extensão. Suas águas, em grande volume, são claras, transparentes e de temperaturas amena. Outrora, o rio era navegável por embarcações de médio porte, mas atualmente só é possível através de pequenas embarcações (botes, canoas, etc.). Isso ocorreu, devido a instalação de usinas e barragens que utilizam grande parte de suas águas. A Barragem de Tocas, localizada ainda no município de Rio Claro, desvia suas águas para o Reservatório Ribeirão das Lajes e a Usina Elevatória do Vigário, na sede de Piraí, subsistema da Usina Nilo Peçanha l, "rouba" suas águas de forma natural, e o excedente continua seu percurso. Na divisa dos municípios de Piraí e Barra do Piraí, há o subsistema de Santana que capta de forma artificial a água do Rio Paraíba do Sul para o Rio Piraí, fazendo com que este suba ao invés de descer, para que a água seja aproveitada pela Usina do Vigário. O excedente percorre outro caminho e por fim desemboca no Rio Paraíba do Sul. A paisagem circundante do atrativo é caracterizada pela Serra das Araras, a sede de Piraí, o Lago Kopp e a Usina Elevatória de Vigário.

Rio Paraíba do Sul
O rio Paraíba do Sul com sua nascente em São Paulo, atravessa diversos municípios do Estado de Rio de Janeiro e deságua no Oceano Atlântico, na altura do município de São João da Barra/RJ. Em Piraí, o Rio Paraíba do Sul atravessa o distrito de Pinheiral, apresentando em suas margens pequenas praias localizadas entre vegetação terciária, onde destacam-se imbúbas, canelas, jacarés além de diversas espécies de aves. Compondo sua ambiência registra-se a presença, próxima, de áreas de pastagem e no seu leito pequenas ilhas arborizadas. Águas barrentas e de fria temperatura, não são propícias a banhos devido ao índice de poluição do rio, que vem recebendo grande quantidade de resíduos desde o Estado de São Paulo. Neste trecho o rio é negável apenas para pequenas embarcações. Destaca-se pelo seu entorno, onde estão presentes o Posto Zootécnico, a Estrada de Ferro Pinheiral-Piraí além de sítios e fazendolas da região.

Cachoeira dos Três Saltos
O atrativo tem altura aproximada de 10 metros, possuindo três saltos. Suas águas são claras, transparentes e de temperatura fria. No final da queda, há boas possibilidades de banhos, com presença de uma excelente ducha natural. A paisagem que circunda o atrativo é formada por áreas de pastagem, bananeiras, bambuzais, canelas, eucaliptos e jacarés além da sede da Fazenda dos Três Saltos e suas benfeitorias.

Regiões Turísticas

Localização

Piraí está localizado a 74km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso do Rio de Janeiro à Piraí - BR 116; de São Paulo à Piraí - BR 116 e de Belo Horizonte à Piraí - BR 040







Hotéis e Pousadas em Piraí

Pousada Reserva Aroeira
Estrada Fazenda Aroeira, 757
Pousada Reserva Aroeira
A partir de: R$ 464
Ver fotosPousada Reserva Aroeira - Estrada Fazenda Aroeira, 757
Preços e Reservas Online
Reserva Online Pousada Reserva Aroeira no Booking
Hotel Fazenda Village Baduga
Estrada Sanatorio da Serra, 10690
Hotel Fazenda Village Baduga
A partir de: R$ 478,00
Ver fotosHotel Fazenda Village Baduga - Estrada Sanatorio da Serra, 10690
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Fazenda Village Baduga no Booking
Hotel Fazenda São João de Piraí
Estrada Municipal Pirai Santa Anezia, 8.340
Hotel Fazenda São João de Piraí
Ver fotosHotel Fazenda São João de Piraí - Estrada Municipal Pirai Santa Anezia, 8.340






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Piraí

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Turismo entre serras, vales e cidades históricas do Rio de Janeiro

Turismo entre serras, vales e cidades históricas do Rio de Janeiro

O clima ameno, as construções históricas e a natureza abundante são grandes atrativos turísticos de Petrópolis

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Vale do Café fluminense realizará o Circuito de Outono

Vale do Café fluminense realizará o Circuito de Outono

Os visitantes poderão fazer uma viagem gastronômica em meio aos cenários das fazendas históricas e vilas do século XIX

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Festival Vale do Café toma conta do Estado do Rio

Festival Vale do Café toma conta do Estado do Rio

Fazendas da época do ciclo do café serão palco de uma viagem no tempo, por meio de tour histórico; desde 2003, festival já recebeu mais de 450 mil visitantes

Notícias > Social > Festas, danças e manifestações regionais

Festival Vale do Café chega a sua 7ª edição

Festival Vale do Café chega a sua 7ª edição

O evento cultural, que abrange diversas cidades do interior do Rio, acontece esse ano de 17 a 26 de julho

Agências de viagens e turismo em Piraí