Acelerador de Viagens

Quatis



A história do município de Quatis está ligada diretamente à história de Barra Mansa, município ao qual pertencia, até recentemente, como sede distrital. Originalmente habitada pelos índios Puris, a região custou muito a ser desenvolvida, devido à barreira geográfica da Serra do Mar. No ano de 1724, com a abertura de um novo caminho para São Paulo, sem os inconvenientes da travessia marítima até Paraty, Quatis passou a ser o caminho natural dos bandeirantes, tropeiros e boiadeiros, além daqueles que recebiam concessões de sesmarias e se encaminhavam para as atuais cidades de Volta Redonda e Barra Mansa.

O desbravamento da região veio a tomar impulso, no entanto, no final do século XVIII, coincidindo com o declínio do ouro de Minas Gerais. A formação do primeiro povoado data de 1832, com o início da construção de uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, fato que determinou uma cultura particularmente impregnada de manifestações religiosas, o que lhe é peculiar.

Em 1897, houve a fundação do primeiro colégio, o Ateneu Quatiense. A conclusão, em 1915, do trecho da Estrada de Ferro Oeste de Minas, atravessando quase todo o distrito em direção a Minas Gerais, resultou na vinda de muitos colonos e fazendeiros daquele Estado para aquisição de fazendas de café, trocando muitas vezes a atividade de lavoura pela pecuária.

Por volta de 1950, surgiu a primeira linha de ônibus, que ligava Falcão a Barra Mansa, passando por Quatis. Ainda naquele ano foi inaugurado pela Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Quatis o primeiro hospital. Somente em 1958 foi feito o calçamento da rua principal do distrito, a Rua Nossa Senhora do Rosário.

O ano de 1963 foi o auge do "Trem Mineiro", que ligava Quatis a Andrelândia, com viagens diárias, transporte muito procurado por estudantes de Resende, Porto Real, Quatis, Barra Mansa e Volta Redonda que iam passar o final de semana nas cidades do sul de Minas.

A cidade de Quatis permaneceu como distrito durante 158 anos, e, em 1990, por meio de um plebiscito popular, foi emancipada, juntamente com dois outros distritos de Barra Mansa: Falcão e Ribeirão de São Joaquim. O decreto, que criou um dos mais novos municípios do Estado, data de 9 de janeiro de 1991.

Duas festas são tradicionais na cidade:

A Festança Rural acontece no 4º final de semana do mês de julho, com a apresentação de diversas atrações, torneio leiteiro, além de muitas barracas com variados tipos de comidas e bebidas.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário é a mais tradicional festa religiosa em homenagem à padroeira do município, realizada no início do mês de outubro.

Outra festa que já está entrando para o calendário tradicional da cidade é a Cavalgada, que acontece no mês de julho e é feita por centenas de cavaleiros e amazonas, que saem de Quatis e vão até Ribeirão de São Joaquim.

Principais pontos Turísticos

BIQUINHA - Fonte Antônio Jacinto Sampaio Filho Marco zero do município. Diz a lenda que “quem bebe água da fonte fica preso até morrer”.
Local de parada de tropeiros e viajantes, hoje é atração turística pela boa água que oferece.

Dizem os antigos que ela apresenta sabores diferentes conforme a hora o dia. É comprovadamente água com qualidades terapêuticas.
Localização: esquina das ruas Dona Cirene e Faustino Pinheiro no Centro.

FEIRA DA ROÇA - Muita gente considera a principal atração da cidade. Nesta feira,s turistas e moradores encontram produtos da roça, artesanato, cachaça produzida na região, mel, biscoitos, plantas medicinais, comida típica e forró.

A Associação da Feira da Roça foi criada em 1985. Sua finalidade é a venda direta ao consumidor de produtos de pequenos proprietários rurais, como verduras, legumes, frutas, queijos, lingüiça, mel, pinga.

Inicialmente, suas atividades aconteciam em praça pública. Posteriormente, ganharam um terreno no qual construíram a atual sede.

A partir de 1990, incluíram o artesanato local (bordados, crochê, doces e biscoitos caseiros) e as manifestações culturais da sabedoria popular, além de um restaurante.

È o principal atrativo turístico do município. Espaço onde acontecem os eventos festivos e comemorativos da cidade.
Rua Carlos Haassis, 59 - Centro. Funciona no 2º e 4º domingo de cada mês.

CASARIO - O conjunto mais importante encontra-se no distrito de Ribeirão de São Joaquim.

São casarões em estilo colonial, possibilitando ao visitante um recuo no tempo, isto é, ao Brasil do século XVIII.

Como chegar: pela estrada Quatis / São Joaquim, sem asfalto, cerca de 17 km da sede.

No centro histórico do distrito sede também podemos identificar casas ainda de pau a pique.
Locais: Rua Faustino Pinheiro e Av. N. Sra. do Rosário.

IGREJA

A Igreja Matriz de N. Sra. do Rosário foi construída em terras doadas em 1832 pelo fazendeiro Faustino Pinheiro e sua mulher.

Em torno da então capela, surgiu o povoado que recebeu primitivamente o nome de Encruzilhada dos Quatis e, mais tarde, simplesmente Quatis.

CACHOEIRAS

Cachoeira da Paca
Situada no rio de mesmo nome no distrito de Falcão.
Fica próxima da APA da Mantiqueira.
Como chegar: pela RJ 159.
Distância da sede: cerca de 18 km de Quatis em estrada asfaltada.

Cachoeira do Cici
Localizada na fazenda Santana da Cachoeira
Propriedade particular – é preciso autorização para visitar. Pode-se também apreciar a sede da fazenda, casarão colonial, marca dos tempos áureos do café na região.
Como chegar: pela estrada que liga Quatis à Vista Alegre (BM).
Distância da sede: cerca de 12 km por estrada de chão.

Regiões Turísticas

Localização

Quatis está localizada a 145km da capital do estado.

Notícias, Reportagens e Artigos sobre Quatis

Notícias > Ambiente > Aquecimento global

Cidades brasileiras se mobilizam para a Hora do Planeta 2012

Cidades brasileiras se mobilizam para a Hora do Planeta 2012

Rio de Janeiro será cidade-âncora da Hora do Planeta no Brasil. Curitiba, Natal, Campo Grande e mais 19 cidades confirmaram o apagar de suas luzes

 

Hotéis e Pousadas em Quatis

Pousada Por do Sol

Pousada Por do Sol

Jardim Pollastri - Quatis/RJ

 

Pousada Por do Sol

Rua Omar de Oliveira Barros , 16
Quatis - 2433532161

Pousada Por do Sol

Rua Omar de Oliveira Barros , 16
Quatis - 2433532161

Agências de viagens e turismo em Quatis