Santa Maria Madalena



Em 1835, quando a Vila Real da Praia Grande, torna-se a cidade de Niterói, aparecem as primeiras notícias de vasta porção de terras existentes nas cabeceiras do Córrego São Domingos, vertente do Santíssimo e pertencentes a Cantagalo, era Santa Maria Madalena.

Santa Maria Madalena possui pontos turísticos com características naturais que não poem deixar de ser visitados. Destacamos quatro deles: Praça Coronel Braz - Arborizada, e que é possível passear tranqüilamente. Na praça encontram-se em exposição os bustos da atriz Dercy Gonçalves e do honorável médico madalenense Dr. Manoel Verbicário. Nela, ainda poderá andar pela Calçada da Fama e ver a estátua em homenagem à atriz, que é considerada um mito imortal das artes cênicas em todo o Brasil. Na praça também está localizado o prédio da Secretaria de Turismo do município. Praça Frouthé - Onde fica localizada a Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, o obelisco em comemoração ao Centenário do Município, os Bustos do Coronel Tude Teixeira Portugal e do Coronel Armando Farjado (1º presidente do Lions Club do Brasil). Possui também um parque infantil arborizado, quadra poliesportiva, área de lazer, quiosque-lanchonete e espaço para eventos ao ar livre. Cachoeirão - Localizado no 3º distrito de Santo Antônio do Imbé, o Cachoeirão é um lugar de rara beleza natural, com uma corredeira de aproximadamente 50 metros. Termina em um lago em formato de S com uma queda de 6 metros de largura por 1m de altura. Suas águas são frias e não muito claras. No lago a profundidade vai até 3 metros e na margem esquerda há um paredão rochoso. O local é ótimo para fazer piqueniques e até acampar. A vegetação é fechada, com árvores de médio e grande porte. O acesso até o ponto é feito por estrada de chão batido. Escorrega - O escorrega está situado a 15 km do centro da cidade, logo após a localidade de Terras Frias. É formado por uma queda d’água de aproximadamente 3 metros e logo após duas pequenas piscinas naturais e dois degraus formados pela erosão das rochas, com 1 metro de altura cada um. Após o último degrau existe a formação de um escorrega não muito íngreme e uma pequena piscina com águas tranqüilas. Em seguida há um segundo escorrega, com 6 metros de altura e outra piscina com profundidade de 2,50 metros que tem águas frias e pouco escuras. A paisagem é formada por vegetação de pequeno e médio porte. Do escorrega é possível avistar a Pedra do Desengano.

Regiões Turísticas

Localização

Santa Maria Madalena está a 223 km de distância do Rio de Janeiro (via Friburgo) e 250 km da capital (via BR-101).

Acesso

Por terra: Para fazer uma viagem até Santa Maria Madalena, tendo com ponto de partida o Rio de Janeiro, existem dois caminhos que você vai conhecer agora.
O mais tradicional é feito pela serra, e possui 223 km, onde depois de deixar a Ponte Rio – Niterói, passar por fora de Itaboraí e seguir pela RJ - 116, rodovia que possui 04 praças de pedágio ao longo do curso.

Nela deverá passar por Cachoeiras de Macacú, Nova Friburgo, Bom Jardim, e após passar pelo pedágio de Cordeiro, permaneça na RJ 116 até Macuco, onde antes do centro da cidade haverá um entroncamento à direita e seguir pela RJ - 172. Com mais 36 km estará completando o trajeto até chegar a Santa Maria Madalena.

O outro caminho que vem sendo bastante utilizado, é pela BR – 101 que possui 250 km de percurso. Do mesmo ponto de partida do outro caminho pela Ponte Rio – Niterói mantenha-se na pela esquerda na BR 101, passando por Manilha, Tanguá e Rio Bonito (trecho onde termina a duplicação da pista). Depois deverá passar por Rio Bonito, Casimiro de Abreu e percorrer aproximadamente 67 km até chegar ao trevo em direção a Conceição de Macabú, e seguir através da RJ – 182. Após passar pelo centro da cidade e seguindo as placas indicativas, com mais ou menos 40 km rodados, estará concluindo o trajeto.
Apesar de possuir 27 km a mais que o percurso pela região serrana, a viajem pela BR – 101 chega a ser 30 minutos mais rápida, de acordo com a experiência realizada por vários motoristas.

Notícias, Reportagens e Artigos sobre Santa Maria Madalena

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Encontro nacional de cicloturismo e aventura reunirá participantes de diversos estados do país.

Encontro nacional de cicloturismo e aventura reunirá participantes de diversos estados do país.

Viajar de bicicleta é uma opção de turismo que alia liberdade, esporte e consciência ambiental

 

Hotéis e Pousadas em Santa Maria Madalena

Pousada Verbicaro

Pousada Verbicaro

Terras Frias - Santa Maria Madalena/RJ



Pousada Itaporanga

Pousada Itaporanga

Itaporanga - Santa Maria Madalena/RJ

Pousada Itaporanga

Rua Doutor Manoel Verbicario, 21
Santa Maria Madalena - 2225611811

Pousada Verbicaro

Estrada Madalena - Terras Frias Km 01
Santa Maria Madalena - 2225611515

Pousada Verbicaro

Estrada Madalena - Terras Frias, km 01
Santa Maria Madalena - 2225611515

Pousada Verbicaro

Estrada Madalena - Terras Frias, km 01
Santa Maria Madalena - 2225611515

Agências de viagens e turismo em Santa Maria Madalena