Alegrete



As origens de Alegrete datam de 1626 e estão ligadas às Missões Jesuítas espanholas O padre Roque Gonzalez foi o primeiro a desbravar suas terras, entrando na região pelo rio Ibicui com o firme propósito de aumentar as reduções no sul do país. Porém, em 1801, Borges do Canto e Santos Pedroso, ambos rio-grandenses, conquistaram o território para a Coroa Portuguesa. Alegrete, Uruguaiana, Itaqui e Quaraí pertenciam a Missão de Yapeju. Sua sede era a margem direita do Rio Uruguai. Com a conquista desta região para o domínio português, muitos militares paulistas requereram direito à terra e em 1812, foi semeada a primeira povoação, com o intuito de guardar e defender a fronteira brasileira dos constantes ataques uruguaios. Mas mesmo com coragem e lutas dos brasileiros, índios e portugueses, seguidores do general uruguaio José Artigas, invadiram e queimaram o lugarejo, conhecido como Capela Queimada. Com o crescente progresso da freguesia, através do Decreto Providencial de 25 de outubro de 1831, foi elevada a categoria de Vila, demarcando seus limites e ganhando autonomia política. Com a eclosão da Revolução Farroupilha, em 1835, Alegrete torna-se no período de 1842-1845, a terceira capital da república sul-rio-grandense, e em 1857 é elevada a cidade.

Regiões Turísticas

Localização

Alegrete está localizada a 497km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias RS 566, RS 507, BR/RS 377, RS 290, RS 806

Hotéis e Pousadas em Alegrete

Hotel Alegrete
Avenida Liberdade, 268
Hotel Alegrete
A partir de: R$ 129,00
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosHotel Alegrete - Avenida Liberdade, 268
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Alegrete no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Alegrete

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Rio Grande do Sul: um mergulho na história

Rio Grande do Sul: um mergulho na história

A história da Região Sul é uma das mais ricas e interessantes do país. Tradições e costumes se misturam em paisagens cheias de vida e encantam todos os tipos de visitantes

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Reunião incentiva parcerias para o desenvolvimento turístico de Alegrete / RS

Reunião incentiva parcerias para o desenvolvimento turístico de Alegrete / RS

Durante o encontro os secretários articularam possibilidades de realização de parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Alegrete.

Agências de viagens e turismo em Alegrete

Estação Alegrete

Rua General Sampaio, 984/107
Centro - (55) 3422-4136

Estação Alegrete

Rua General Sampaio, 984/107
Centro - (55) 3422-4136