Ametista do Sul

Capital mundial da pedra ametista



Ametista do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Conhecida como a Capital mundial da pedra ametista. A cidade disponibiliza alguns serviços para melhor atender aos turistas, tais como, restaurantes, hotéis entre outros.

Pensando nos aspectos esotéricos e crentes na energia positiva dos cristais, foi construído na praça central, uma pirâmide, cujo interior é revestido com ametista.

Em Ametista do Sul os turistas podem conhecer os garimpos e o processo como as ametistas são extraídas do interior das galerias subterrâneas. Inclusive as lojas da cidade oferecem pedras preciosas com preços inferiores ao do mercado.

As empresas onde as pedras são beneficiadas recebendo acabamento necessário para serem comercializadas, também são ponto de visitação. Um dos pontos turísticos mais visitados é o Ametista Parque (Museu), que dispõe das mais variadas pedras e visitação aos garimpos.

A cada dois anos no mês de março acontece em Ametista do Sul uma exposição-feira de pedras (EXPOPEDRAS), com exposição de vários tipos de pedras, feira da indústria, comércio, serviços, grandes shows entre outras atrações.

O Município ainda conta com belezas naturais como o rio da várzea e o Rio do Mel com camping e áreas verdes.

Regiões Turísticas

Localização

Localiza-se a uma latitude 272138 sul e a uma longitude 531054 oeste, estando a uma altitude de 505 metros. Sua população estimada em 2004 era de 7 927 habitantes. Possui uma área de 75,968 km. É um município que faz parte da Microrregião Frederico Westphalen.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias RS 591 - 25km a leste de Frederico Westphalen - RS 591, RS 324, RS 504

Hotéis e Pousadas em Ametista do Sul