Gravataí



O nome da cidade tem origem numa espécie de bromélia conhecida como Gravatá. Em Tupi-guarani, Gravatahy, que significa "Rio dos Gravatás".

Em 8 de abril de 1763 é fundada a Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos.

A Coroa Portuguesa, ao expandir seus domínios para o sul da América, concedia cartas de sesmarias a quem já habitava a região, com o intuito de povoá-la. Pedro Gonçalves Sandoval, natural de Lima (Peru), recebeu a primeira sesmaria, pois já habitava o chamado rincão de Gravataí, nos campos de Viamão.

Nesta época, o capitão João Lourenço Veloso também recebeu sua sesmaria, dando posse das terras que habitava no mesmo rincão, mais a nordeste, próximo ao Morro Itacolomi. Parte dessas terras seria comprada pela coroa portuguesa para assentamento da então Aldeia dos Anjos. Era o primeiro arranchamento da aldeia, transferido posteriormente para as atuais terras centrais de Gravataí.

Portugal e Espanha, desde tempos pré-coloniais, avançavam um no território de outro; por esse motivo em 1750 assinaram o Tratado de Madrid, estipulando que Portugal devolveria a Colônia do Sacramento, fundada em território espanhol em troca dos Sete Povos das Missões, mais a nordeste. Para povoar os Sete Povos das Missões, os portugueses trariam colonos do superpovoado arquipélago dos Açores. O Tratado não se efetivou, os índios guaranis que habitavam a região não aceitaram abandonar as terras, dando início à Guerra Guaranítica.

Em conseqüência da guerra, milhares de índios fugiram para o território português, estabelecendo-se nas imediações do Rio Pardo, atualmente rio Santa Maria.

Desse contingente de refugiados, cerca de mil índios guaranis foram trazidos, em 1762, pelo Capitão Antônio Pinto Carneiro para as proximidades do rio Gravataí, dando início ao povoamento da Aldeia dos Anjos. Note-se que a Aldeia já existia de fato antes de sua fundação oficial (8 de abril de 1763).

Com a chegada dos colonos açorianos e a confusão gerada na região missioneira, esses tiveram que ocupar outras áreas, ou seja, o Vale do rio Jacuí (centro do estado) e o Vale do rio Gravataí.

Com a chegada de José Marcelino de Figueiredo, Governador da Província de São Pedro, em 1772, a Aldeia dos Anjos começou a se desenvolver. José Marcelino de Figueiredo urbanizou o aldeamento, construindo escolas, olarias e moinhos.

Em 1795, a Aldeia dos Anjos foi desmembrada da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão.

Em 1806, a Aldeia dos Anjos foi elevada à condição de Freguesia, ou seja, distrito de Porto Alegre.

Em 11 de junho de 1880, foi assinada a Lei que emancipou a antiga Aldeia dos Anjos de Porto Alegre, passando-a à condição de Vila, com o nome de Vila de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí.

As últimas décadas do século XIX registraram significativo desenvolvimento para a vila, principalmente em função do cultivo da mandioca e da exportação de sua farinha para outras partes do país e exterior, através do Passo das Canoas.

Na década de 30, assumiria o governo do município José Loureiro da Silva, iniciando-se nova fase desenvolvimentista para Gravataí. Entre as suas principais realizações estão:

  • Implantação do sistema de energia elétrica na cidade.
  • Alargamento e calçamento das primeiras ruas.
  • Construção da estrada ligando Gravataí a Porto Alegre.
  • Projeto urbanístico atual do centro da cidade.

Pontos turísticos

As principais atrações naturais de Gravataí são o Morro Itacolomi, a Cascatinha de Morungava e o Pampas Safari. Como atrações culturais há o Museu Municipal Agostinho Martha e o Teatro do Sesc.

Localização

Gravataí está localizada a 22km da capital do estado.

Acesso

Por terra: O acesso à cidade pode ser feito por três rodovias estaduais (RS-118, RS-020 e RS-030) e uma federal (BR-290).

Hotéis e Pousadas em Gravataí

InterCity Premium Gravatai
Av. Ely Corrêa
InterCity Premium Gravatai
A partir de: R$ 161,88
Estrelas: 4 estrelas
Ver fotosInterCity Premium Gravatai - Av. Ely Corrêa
Preços e Reservas Online
Reserva Online InterCity Premium Gravatai no Booking
Hotel Gravatai Express
Travessa Sarmento, 82 - Centro
Hotel Gravatai Express
Estrelas: 2 estrelas
Ver fotosHotel Gravatai Express - Travessa Sarmento, 82 - Centro
Hotel Gravatai Center
Rua Anápio Gomes 1309
Hotel Gravatai Center
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosHotel Gravatai Center - Rua Anápio Gomes 1309






Agências de viagens e turismo em Gravataí

Itacolomi  Viagens e Turismo

Itacolomi Viagens e Turismo

Centro - Gravataí/RS

 

Alf Tur

Avenida Senador Nei Brito 402
Bonsucesso - (51) 9672-8091

Conceito Dez

Rua Coronel Fonseca, 706
Centro - (51) 3042-7274

Veja todos as agências de turismo