Iraí



Em meados de 1893, um grupo de 200 habitantes provenientes do município de Cruz Alta, partidários da Revolução Federalista, cruzaram as terras pertencentes ao então município de Palmeira das Missões, rumo às barrancas do Rio Uruguai, num percurso de 120 km. Nos primeiros tempos estes refugiados enfrentaram dificuldades por estarem isolados de qualquer núcleo populacional. Numa das suas incursões em busca de alimento, encontraram um local às margens de um arroio, com várias fontes quentes e frias que brotavam com grande força e cujas águas traziam um cheiro característico, atraindo, devido às suas qualidades, grande quantidade de animais de caça. Inicialmente denominaram o local das fontes de Barreiro do Mel pois a margens deste arroio era cercada de colméias. Como em todo alto Uruguai, a região em que se localiza este município foi primitivamente habitado por Índios. Estes denominavam esta região por Irahy que na língua indígena significa: ira=mel e hy=água, tradução literal Águas do Mel. Termo que mais tarde seria adotado como nome do município.

Mais tarde, ao redor daquele local onde haviam fontes naturais, no dia 20 de setembro de 1935, foi inaugurado o centro de tratamentos crenoterápicos Balneário Osvaldo Cruz, denominado assim em homenagem ao famoso médico sanitarista brasileiro.

A água mineral do Balneário, jorra de uma fenda rochosa com vazão de 3,8 litros por segundo e possui temperatura de 36,5°C. Esta, há muitos anos é renomada mundialmente por ter recebido medalha de ouro, em 1930, em Sevilha, na Espanha, por ocasião de uma exposição ibero-americana. Além disso, sua ação terapêutica no corpo humano, tanto externa como interna é muito conhecida na região. Esta água é classificada como água mineral, termal, alcalina, radioativa, bicarbonatada e clorosulfatada.

Iraí é conhecida como Cidade Saúde, devido às suas fontes de águas minerais. Essas águas devido à sua composição química são indicadas no tratamento de doenças de pele, fígado, rins, sistema nervoso, reumatismo, etc....

Durante os seus anos de atividade, diversas pessoas dedicaram sua vida profissional na equipe de funcionários do Balneário Osvaldo Cruz, pois este foi gerador de empregos no município, além de ser o carro-chefe do Turismo em Iraí.

Conhecida mundialmente por sua água mineral. Sendo considerada a segunda melhor água mineral do mundo. Possui uma diversidade de hotéis e parques, e um centro para banhos terapêuticos.

Regiões Turísticas

Localização

Localizada a 435km da capital, Porto Alegre

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias BR 158/ 386, RS 324 - nordeste de Frederico Westphalen, BR 158/386

Hotéis e Pousadas em Iraí








Agências de viagens e turismo em Iraí

ELOS TURISMO

ELOS TURISMO

granja esperança - cachoeirinha/RS

 

Irai Ep 2000 Turismo

Rua Cornélio Magnabosco, 33
Centro - (55) 3745-1134

Irai Ep 2000 Turismo

Rua Cornélio Magnabosco, 33
Centro - (55) 3745-1134