Itaara



Sua povoação teve início com a construção da antiga estrada do Pinhal, aberta ao trânsito público por ordem do Governo Republicano, em 1840, encurtando o percurso entre Santa Maria e Cruz Alta, que antes era feito pela estrada de São Martinho.

A vila, ponto de descanso obrigatório para quem transitava da região serrana à Santa Maria e/ou Porto Alegre e vice- versa, possuia hospedaria confortável, além de alambiques e outros estabelecimentos.

O distrito de Itaara, conforme dados fornecidos pela Senhora Silvana de Freitas, tem sua primeira sub-prefeitura instalada em 1945.

Formado por imigrantes europeus, inicialmente alemães e italianos, após a imigração judaica, resultado da conturbada atmosfera política vivida na Europa.

A localidade de Pinhal passou a chamar-se Phillipson em homenagem ao presidente da associação da Colonização Judáica, mais tarde passando a chamar-se Itaara, que na língua indígena significa "Árvore Petrificada ou Pedra Alta".

Itá = pedra + Ara = Alta ou Ara = colher, nascer.

Como o pinheiro faz parte da história de Itaara, tanto que se chamou Pinhal, a árvore símbolo daquela localidade é o pinheiro.

Localização

Itaara está localizada a 296km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR-158







Hotéis e Pousadas em Itaara








Agências de viagens e turismo em Itaara