Mostardas

Refúgio de aves



O ístimo entre a Laguna dos Patos e o Ocenao Atlântico foi habitado em seus primórdios pelos índios carijós. Em 1742, já existia um Posto de Vigilância denominado "Guarda de Mostardas".

A freguesia foi criada através do Alvará datado de 18 de janeiro de 1773, sob denominação de São Luiz, Rei da França. O município foi criado em 26 de dezembro de 1963.

A Lagoa do Peixe localiza-se no Litoral Sul do Estado, numa planície costeira arenosa, entre a Laguna dos Patos e o Oceano Atlântico, o Pólo envolve a Lagoa do Peixe, um habitat que proporciona a coexistência de muitas espécies, caracterizando-se como um refúgio de aves. Incrustrada no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, nos municípios de Mostardas e Tavares, suas águas rasas atraem 26 espécies migratórias do hemisfério Norte e 5 espécies vindas do Sul, como o Flamingo. Entre as espécies presentes estão o maçarico-de-peito-vermelho, as batuíras, andorinhas-do-norte, sternas, trinta-réis e gaivotas.

A Lagoa estende-se paralela à praia oceânica, entre os cordões de dunas e sua mata nativa, com cerca de 35 Km de comprimento e 1,5 Km de largura. No inverno, podemos encontrar espécies vindas do Sul como a baleia-franca e o pingüim. Os leões-marinhos e os lobos-marinhos também aparecem na praia. Após visitar a Lagoa do Peixe procure as belezas de Palmares do Sul, como as dunas do Quintão e a Lagoa do Casamento. É possível realizar passeios de barcos pelo Rio Palmares e uma variada opção de trilhas ecológicas.

Texto: Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul

Localização

Localiza-se no Litoral do Rio Grande do Sul, esta a 209 Km de Porto Alegre.

Acesso

Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus pela principal rodovia
RS 101.

Hotéis e Pousadas em Mostardas








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Mostardas

Blogs > Expedição Águas do Brasil > Boletins

Patagônia Brasileira -  beleza natural da Lagoa do Peixe (RS)

Patagônia Brasileira - beleza natural da Lagoa do Peixe (RS)

A expedição Águas do Brasil fotografa o santuário natural de aves migratórias e muitas outras espécies. Um cenário espetacular!

Blogs > Expedição Parques Nacionais > Boletins

PN Lagoa do Peixe - RS

PN Lagoa do Peixe - RS

É no município de Mostardas, no Rio Grande do Sul, onde está situado o escritório administrativo do IBAMA, que é responsável pela gestão do parque.

Agências de viagens e turismo em Mostardas

Garça Turismo

Almirante Tamandare, 847 Sala A
Centro - (51) 3673-1463

Teixeira Cassola

Almirante Tamandare, 847 Sala A
Centro - (51) 0000-0000