Palmares do Sul



O nome Palmares teve origem porque nas redondezas haviam grande quantidade de butiazeiros formando as butiatuvas ou butiatubas, família das palmáceas, que se adaptavam bem ao solo e ao clima da região. A presença de abundantes butiazeiros apenas ali, desaparecendo esta vegetação em regiões circunvizinhas, supõe a ocupação periódica deste local por índios guaranis que viajavam pela orla marítima, procurando locais que se encontrasse alimento e também proximidade às águas doces.

A adição do termo "do Sul", se deu porque, por volta de 1944, surgiu uma ordem Federal de que não poderia haver, dentro do estado ou País, cidades de nomes semelhantes. Os campos que hoje compõe o município de Palmares do Sul foram doados através de sesmarias, a imigrantes portugueses que comprovaram ao Rei de Portugal ter condições de explorá-los promovendo a sua ocupação.

A primeira divisão administrativa do Estado ocorreu em 1809, quando os campos de Palmares ficaram pertecendo ao município de Santo Antônio da Patrulha. Naquela época, existiam também, na faixa litorânea norte, Conceição do Arroio (futura Osório) e Mostardas.

Ainda no período do Brasil império, foi criado o distrito de Palmares do Sul, pertecente ao município de Vila Conceição do Arroio, emancipado de Santo Antônio da Patrulha. Acampado, freqüentemente, no mesmo espaço, criou-se uma vegetação característica, composta de butiazeiros, vegetação que cresce esparsadamente formando os palmares, daí o nome do local: Palmar, Palmares.

PASSEIO DE BARCO
Ponto Turistico: Turismo Ecologico
Descrição: Passeio de Barco saindo do Rio Palmares contemplando suas belezas naturais e fauna da região, há opção de banhar-se na lagoa do casamento ou acampar nas ilhotas do Gambá e Limoeiro. Outra opção é navegar pelas margens da Ilha Grande e Ilha do Furado ou quem sabe visitar O Rio Capivari e conhecer um pouco da história deste Rio que serviu de cenário para um dos mais emocionantes acontecimentos da Revolução Farroupilha. Os passeios são agendados e dependem de condições climáticas favoráveis. A melhor época para visitação é entre os meses de dezembro a março. (51) 3668 - 3110

CENTRO DE ATENDIMENTO AO ECOTURISTA
Ponto Turistico: Atrativo Técnico Ciêntífico
Descrição: O Centro de Ecoturismo foi instalado em 1997 no município através de um projeto de incentivo ao ecoturismo do governo Federal envolvendo cinco cidades do sul do RS , Tavares, Mostardas, São José do Norte, Rio Grande e Palmares do Sul. No Centro atualmente funciona a Secretaria Municipal de Turismo e neste local e serve de ponto de informações turísticas da cidade concentrando todo arquivo fotográfico do município. O pátio do Centro é muito utilizado para lazer pois fica a beira do Rio Palmares proporcionando uma das mais belas vistas da Cidade. Av. Luiz Silveira nº 60. (51) 3668 - 3133

CASA DE CULTURA
Ponto Turistico: Casa de Cultura
Descrição: No dia 06 de maio de 2008 foi inaugurada a Casa de Cultura do Município. A Casa está funcionando no antigo prédio da secretaria de Educação e abriga além da Biblioteca Pública o acervo histórico do município. O horário de funcionamento é das 8h às 11:30h e das 13:30h às 17h de segunda a sexta demais visitas poderão ser agendadas. Avenida Darci Azevedo 1141. (51) 3668 - 1757

CASA DO ARTESÃO
Ponto Turistico: Artesanato
Descrição: O espaço construído em 2005 pela Prefeitura serve de ponto de comercialização do artesanato de Palmares, cerca de 20 artesãs expõe seu trabalho no local. O artesanato típico é composto por peças de vestuário confeccionadas em lã de ovelha. Há ainda trabalhos em tricô, crochê, patcwork, pintura folk, biscuit, bonecas de pano e bijuterias em escama de peixe. A casa fica aberta das 13h as 17h. Visitas podem ser agendadas pelo fone 51 3668 3133. Av. Darci de Azevedo em frente a praça municipal. (51) 3668 - 3133

LAGOA DO CIPÓ
Ponto Turistico: Lagoa
Descrição: A Lagoa do Cipó é chamada pelos moradores da Praia de Lagoa do Quintão, localiza-se entre o campo de dunas móveis e a cidade de Quintão. Seu acesso pode ser feito pelas Ruas Alegrete ou Rua Borba Gato. O local é muito aprazível e durante o veraneio é bastante procurada pelos banhistas no entanto é preciso cautela porque o local não possui salva vidas.

Regiões Turísticas

Localização

Palmares do Sul está localizada a 86km da capital do estado.

Acesso

Por terra: O acesso pode ser feito através das rodovias RST101 ligando o Município de Palmares do Sul a Capivari do Sul, Osório e Mostardas. Atravessa Palmares de norte a sul num trecho de 35 km; a RS 040, na divisa do município de Pinhal, num trecho de 10 km; a RST 776 ligando a Sede do Município a RST 101 com 2,4 km e a RS 784 ligando o Balneário de Quintão a Pinhal em trecho de 5 km. O total das Estradas Estaduais no Município soma 52 km, aproximadamente.

Hotéis e Pousadas em Palmares do Sul








Agências de viagens e turismo em Palmares do Sul

Marytur Turismo Ltda

Avenida Luiz Silveira, 1044
Centro - (51) 3668-1997

Marytur Turismo Ltda

Avenida Luiz Silveira, 1044
Centro - (51) 3668-1997