Paraíso do Sul



Quando os imigrantes alemães chegaram a esta região (1863), já se encontravam aqui moradores de origem portuguesa, africana e indígena, que chegaram a Cachoeira do Sul no final do século XVII e início do século XVIII. Quando chegaram os primeiros imigrantes alemães, em 1857, que ancoraram às margens do Rio Jacuí, na localidade na época denominada de Colônia Santo Ângelo onde está localizado um monumento em - homenagem aos primeiros imigrantes foram convidados a conhecer o galpão do imigrante, que estaria sendo construído pelo governo brasileiro para que os mesmos ficassem abrigados. Retornaram, então, embarcação com o propósito de não ficar, pois o galpão, como fora combinado, não estava pronto. Aí tiveram a primeira e grande decepção, pois somente estavam às margens do rio seus pertences.

Aborrecidos, procuraram subir os morros e, ao subir o primeiro morro e passar para o outro lado, avistaram um lugar muito lindo, plano, verde, ao qual disseram em idioma alemão: "das wirklem aim paradies" (um verdadeiro paraíso).

Este lugar hoje é denominado de Vila Paraíso, mas já foi Marupiara.

Em 12 de maio de 1988, dois distritos de Cachoeira do Sul, Paraíso do Sul e Rincão da Porta uniram- se para criar o município de Paraíso do Sul, ficando a sede do município onde era Rincão da Porta. E Paraíso do Sul ficou acertado em plebiscito como Vila Paraíso.

Regiões Turísticas

Localização

Paraíso do Sul está localizada a 225km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias BR/RS 287







Hotéis e Pousadas em Paraíso do Sul








Agências de viagens e turismo em Paraíso do Sul