Pinhal



Antigamente, era ponto obrigatório de passagem de tropeiros que se dirigiam a região de Nonoai e Chapecó, vindos de Campos de Palmeira. Alguns destes tropeiros aqui s estabeleceram definitivamente, apossando-se das terras férteis dos vales cobertos de mata, onde a madeira de lei era abundante e a caça farta.

Por volta de 1900, Antônio de Gasperini, aqui se estabeleceu com um armazém de secos e molhados, que forneceia aos tropeiros e aos poucos moradores das redondezas, mantimentos, adquirindo deles os excedentes de sua produção.

Pinhal foi se desenvolvendo com o passar do tempo e aumentando sua vontade de tornar-se independente, político e administrativamente. No ano de 1987, intensificou-se a luta pela emancipação, elegendo uma comissão e a 20 de dezembro do referido ano, realizou-se o plebiscito.

O município de Pinhal foi criado em 29 de abril de 1988. Possui sua economia baseada na agricultura familiar de pequenas propriedades rurais, com intensificação das culturas de milho, soja, feijão suinocultura e bovinocultura leiteira.

O Município conta com indústrias do ramo alimentício e calçadista que impulsionam a economia local e a produção em todo o país divulgando nossas potencialidades. Diversos eventos são organizados em Pinhal, com a participação da Administração Municipal e Entidades civis com o intuito da realização dos mesmos da melhor forma possível, atendendo o público local e regional que prestigia o mesmo.

A presença de vales, circundados por morros em forma de cadeias margeiam sangas e lajeados tornando a paisagem do município belíssima.

Regiões Turísticas

Localização

Pinhal está localizada a 413km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias RS 323 - sudeste de Frederico Westphalen, BR 158/386, RS 587







Hotéis e Pousadas em Pinhal








Agências de viagens e turismo em Pinhal