Quaraí



Seu nome origina-se do Tupi Guarani e significa Rio das Graças. O município está ligado pela ponte internaciomal de Concórdia a cidade de Artigas no Uruguai. Com porto habilitado para o comércio internacional, nossa cidade é dos portões de entrada das rotas do Mercosul.

Em 1814, D. Diogo de Souza, 1° Governador da Capitania Geral do Rio Grande, e Luis Teles da Silva, depois Marquês de Alegrete, iniciaram as doações de sesmarias (é 1 légua de campo de frente por 3 de fundo) no atual município de Quaraí.

É este o tempo das lutas contra José Gervásio Artigas, o idealizador da independência da Banda Oriental, atual República Oriental do Uruguai.
Em nove anos de doações de sesmarias, 42 estancieiros foram os primeiros proprietários dos 3.238 Km², que formam a área do nosso município. Entre estes pioneiros encontrava-se o paulista de Sorocaba, comprador de mulas, João Batista de Castilhos, que além da sesmaria recebida comprou outra, que fora concedida a José Joaquim de Melo, e parte deste campo é hoje a cidade de Quaraí.

A estância de João Batista prosperava, era o tempo das guerras de Independência no Prata, iniciadas em 1810. Quando os "Saladeiros" desta região entram em decadência, sendo o gado contrabandeado para as "charqueadas" riograndenses. Os proprietários de terra formavam a elite política do Rio Grande do Sul e serão os líderes da Revolução Farroupilha. Quaraí é o berço do último combatente farroupilha e aqui iniciou o derradeiro combate, que estendeu-se até o local denominado Quaró no departamento de Artigas, em dezembro de 1844.

Em 1816, o Comandante José de Abreu acampa junto à margem direita do rio Quaraí e com seus 200 homens impede que as tropas do General Artigas aqui se estabeleçam. E assim tem origem o povoamento urbano.
Em 1858 comandava esta Guarnição o Tenente Coronel Simeão Francisco Pereira, quando aqui chegou o engenheiro e matemático, José da Victória Soares Andréa, que integrava a comissão de demarcação dos limites entre Brasil e o Estado Oriental do Uruguai, e traça a planta para a futura freguesia.

A freguesia do Quaraí, foi elevada à condição de Vila em 08 de abril de 1875, e em março de 1890, passou a município. Recebeu o slogan de Quaraí - Querência Querida.

Localização

Quaraí está localizada a 590km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias BR/RS 377, BR 293

Hotéis e Pousadas em Quaraí








Agências de viagens e turismo em Quaraí

Greens Tur Turismo

Rua Chico Corrêa 1031
Centro - (55) 3423-2114

Quarai Tur

Avenida Artigas 1588
Centro - (55) 3423-2140