Salto do Jacuí



A formação da cidade está ligada ao nome de um proprietário de aproximadamente 40 colônias de terras chamado Capitão Joanes Guerreiro do Amaral, desde de 1870. O local era chamado Potreirinho ou então vulgarmente Saco da Raposa,pois só havia uma via de acesso para se chegar até lá. Consequentemente, as pessoas que aqui entravam eram obrigadas a sair pelo mesmo caminho.

Por volta de 1851, teve uma nova fase na história, com as construções das barragens Eng. José Maia Filho, Passo Real e Itaúba, respectivamente dando impulso ao desenvolvimento sócio-econômico da cidade, consequentemente o povoamento da região.

Os primeiros habitantes se estabeleceram no então distrito de Jacuizinho. Eram famílias descendentes de açorianos, que vieram de localidades vizinhas, por volta de 1877.

O nome Salto de Jacuí relaciona-se com o rio que leva o mesmo nome, e atravessa o município de norte a sul. Antes da emancipação era chamado de Salto Grande do Jacuí, devido a uma cascata circundada por floresta nativa nominada de Quedas do Salto Grande.

O município foi criado com a Lei nº 7657, no dia 12 de maio de 1982.

Regiões Turísticas

Localização

Salto do Jacuí está localizada a 284km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias BR/RS 481, VRS 818 - sudeste de Cruz Alta, BR 158







Hotéis e Pousadas em Salto do Jacuí








Agências de viagens e turismo em Salto do Jacuí