São Francisco de Assis



São Francisco de Assis, também chamada de "terra dos bugios" é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 29º33'01" sul e a uma longitude 55º07'52" oeste, estando a uma altitude de 151 metros. Sua população estimada em 2004 era de 20.645 habitantes.

Cidade mais próxima á Jaguari. Possui uma área de 2.503,9 km².

A primeira tentativa de povoamento da região foi feita pelos jesuítas, em 1627, quando o Padre Roque Gonzales fundou a redução de Candelária do Ibicuí, que acabou fracassando e concretizou-se, somente no inicio do povoamento em 1809.

Crê-se que a primeira Capela foi construída em 1810, tendo como Padroeiro São Francisco de Assis.

O município foi palco de dois movimentos revolucionários, em 1893 e 1923. Havia grande número de habitantes contra a permanência do regime imperial, tendo sido festiva a Proclamação da República.

1801 - Foi criado o Forte de São Francisco de Assis na Sesmaria de Itajuru à margem esquerda do Rio Inhacundá.

1809 - Início do povoamento da sede, em torno do Forte da Capitania do Rio Grande de São Pedro do Sul.

1923 - Revolução de 1923 - "Revolução Libertadora", palco de duros combates entre Republicanos e e Revolucionários. O combate trouxe muitas consequências para a sociedade da época, são só para São Francisco Assis , mas para todo o Rio Grande do Sul, houve uma grande parada econômica devido a falta de mão-de-obra, na época composta quase exclusivamente por homens.[5]

Neste pedaço do Rio Grande desde a sua gênese, há quase dois séculos, foi confiado ao "poverello" de Assis - São Francisco de Assis. Anteriormente pertencentes à terra dos tapes, grupo de índios que os jesuítas tentavam cristianizar..

Passou pelas mãos de donos sucessivos. Era a terra dos tapes, Guaranis, Minuanos, Guenos, Carijós, Arachanes, Charruas, Caaguas e Guananás.

A ação das bandeiras predadoras devastaram as reduções dos Tapes.

Após sucessivos combates entre portugueses e espanhóis e tratados estabelecidos delimitou-se as fronteiras.

Aqui permaneceram os portugueses que continuaram a criação de bovinos de corte atividade, que até hoje é predominante no município.

Regiões Turísticas

Localização

São Francisco de Assis fica a 343km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias BR/RS 377, RS 241, RS 546 - sudoeste de Santiago, BR/RS 377, RS 241

Hotéis e Pousadas em São Francisco de Assis








Agências de viagens e turismo em São Francisco de Assis

Moretur

Rua Borges de Medeiros
Centro - (55) 3252-1475

Moretur

Rua Borges de Medeiros
Centro - (55) 3252-1475