Taquara



Taquara é um município de colonização predominantemente germânica (alemã). A emancipação de Taquara sucedeu em 17 de abril de 1886 com o nome de Taquara do Mundo Novo.

O território de Taquara fez parte da sesmaria concedida em 1814 a Antônio Borges de Almeida Leães, que em 20 de junho de 1845 vendeu a Tristão José Monteiro e Jorge Eggers. No ano seguinte, em 4 de setembro de 1846, o território passou a ser propriedade exclusiva de Tristão Monteiro, quando iniciou-se o processo de colonização.

Em 7 de setembro de 1846, chegaram os primeiros imigrantes alemães que deram início à Colônia de Santa Maria do Mundo Novo:

* Família Ritter

* Família Lahm

* Família Schirmer

* Família Krummenauer

* Família Klein

* Família Raimundo (Italiana)

Em 24 de setembro de 1880, foi instalada a 1º Comarca de Taquara. O município surgiu com a Lei Provincial nº 1568, de 17 de abril de 1886. Mais tarde, através do Decreto Estadual nº 1404 de 10 de dezembro de 1908, a vila de Taquara recebeu o título de cidade.

Taquara tem seu nome proveniente da cerrada vegetação de bambus silvestres (taquarais) que na época de sua colonização cobria as margens do Rio dos Sinos, um dos cursos d´água que banha a cidade e abriga em seu território, atividades que surgiram a partir dos empreendimentos familiares dos imigrantes, em grande parte de origem germânica, ligados em sua maioria aos setores industrial e comercial que detém um elevado percentual da economia de Taquara.

Por se situar próximo a cidades com forte fluxo turístico, como Gramado e Canela, o município também apresenta um grande potencial nesta área.

A história de Taquara se encontra também nos prédios antigos, como a sede da CICS-VP e o Clube Comercial, que são exemplos da beleza arquitetônica encontrada em muitos prédios situados na área central da cidade, destaca-se ainda o Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel de construção neoclássica que data do início do século passado, além dos templos das Igrejas Católica e Protestante que estão situados frente a frente na rua principal da cidade.

No interior ainda existem exemplos de edificações na técnica do enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães. Outro cartão postal são os templos das Igrejas Católica e Evangélica, construídos frente a frente na principal rua da cidade e as construções no estilo enxaimel encontradas no interior do município, que encantam os visitantes. Na localidade de Morro da Pedra, no interior do município, está situada a Vila Naturista Colina do Sol, a segunda maior área do Brasil para a prática desta filosofia de vida.

No incentivo às práticas esportivas, o município conta com o Parque do Trabalhador, que ocupa uma área arborizada de 4 hectares, localizado no centro da cidade. O parque oferece à população um ginásio de esportes, uma quadra para a prática de futebol de areia, duas quadras de vôlei, um campo de futebol onze, vestuários e instalações sanitárias, playground e academia de ginástica ao ar livre, possuindo ainda um lago artificial que serve de moradia aos patos, cisnes e gansos. Diariamente cem pessoas usufruem o parque, aumentando o número de visitantes para 500 aos finais de semana.

Entre os principais eventos realizados em Taquara, dois merecem citação especial: a Ciranda Musical Teuto-Riograndense, festival de música que ocorre a cada dois anos, e a Expocampo, exposição agropecuária que acontece anualmente no mês de abril por ocasião dos festejos de aniversário da cidade, considerado um dos eventos mais importantes do estado.

Regiões Turísticas

Localização

Taquara está localizada a 72km da capital do estado.

Acesso

Por terra: O município é atendido por três rodovias estaduais, sendo ela a RS-020, a RS-115 e a RS-239.

Hotéis e Pousadas em Taquara

Hospedagem Naturista Colina do Sol
Estrada da Grota, s/n
Hospedagem Naturista Colina do Sol
A partir de: R$ 205,00
Ver fotosHospedagem Naturista Colina do Sol - Estrada da Grota, s/n
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hospedagem Naturista Colina do Sol no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Taquara

Notícias > Aventura > Competições nacionais

Final de semana repleto de desafios no enduro para motocicletas.

Final de semana repleto de desafios no enduro para motocicletas.

A etapa de abertura da Copa EFX de Enduro FIM promete grande número de motocicletas no interior paulista

Notícias > Aventura > Competições nacionais

Piloto mineiro, Dário Júlio, assume liderança do Brasileiro de Enduro de Regularidade

Piloto mineiro, Dário Júlio, assume liderança do Brasileiro de Enduro de Regularidade

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade será realizada em Arraial D’Ajuda (BA).