Tavares



Município de origem açoriana que cultiva suas culturas até os dias de hoje, com a Corrida de Cavalhadas, Os Ternos Juninos e Os Ensaios de Pagamento de Promessas - da cultura afro. Os mesmos são mostrados aos visitantes durante o Evento da Expocace - Feira Exposição do Camarão e da Cebola, a qual é realizada sempre no terceiro final de semana de março. O artesanato de que origina-se de lá de ovelha, com os cobertores açorianos, ponches, chergão, chales, mantas e outros, feitos em teares.

Possui uma área de 652,36 km². Dentre os atrativos próximos ao município estão o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, o Farol de Mostardas na orla do Atlântico e os históricos Farol Capão da Marca e Farol Cristóvão Pereira, ambos construídos no século XIX.

O Sambaquis - Sítio Arqueológico de idade pleistocênica de tradição Umbu e Vieira, localizado a beira da Lagoa dos Patos a 13 km da sede do município.

O Farol de Mostardas está situado, atualmente, em Tavares, mas guarda o nome pelo qual ficou conhecido na navegação marítima, pois a área em que foi construído pertenceu a Mostardas até a constituição do município de Tavares.

Parque Nacional da Lagoa do Peixe - variada fauna, inclusive aves migratórias de outros países. A Lagoa do Peixe é considerada um restaurante internacional de aves limícolas. Uma características marcante é a ocorrência expressiva de "dunas", desenvolvidas paralelamente à orla marítima, originadas basicamente de disposições eólicas de material arenoquartzoso.

Lagoa dos Patos - Tem esse nome devido aos índios, que moravam às margens da mesma, os quais tinham o pé grande, chamado "pé-de-pato".

Farol do Capão da Marca - Localizado na orla da Lagoa dos Patos, foi construído em 1849 e é constituído de uma torre tubular de ferro pintada de branco. Tem 19m de altura e emite uma luz encarnada com alcance de 13 milhas náuticas. Está cercada de 40m de praia, aproximadamente.

Farol de Tavares - Mais conhecido como Farol de Mostardas, hoje, após a emancipação do município de Tavares, passou a pertencer ao povo dessa localidade. É o maior do litoral norte: com 38m de altura e com alcance de 40 milhas mar dentro, emite um facho em cores branca e vermelha, em um intervalo de 40 segundos. Em preto e branco, é imponente e fica na praia do Farol, perto da Lagoa do Peixe.

Capões - São pequenos matos com poucas árovres que ficam geralmente nas recostas. Localizam-se nas margens da Lagoa dos Patos (Distrito de Capão Comprido)

Capela Santo Antônio - Iniciou sua construção em 1939, sendo inaugurada em 1944, na atual sede do Município. A imagem do Santo Padroeiro veio de Pádua em Portugal. O construtor foi Adão Marques vindo de Porto Alegre e o auxiliar Osmar Quintino do Nascimento, o qual recebeu o nome de Osmar Capela.

Sambaquis - Montes de cascas de marisco na orla da Lagoa dos Patos. Acredita-se que os índios que ali moravam enterravam seus mortos e depois cobriam com as cascas. Já acharam-se vários utensílios de barro e restos de cadávers.

Localização

Tavares está localizada a 230km da capital do estado.

Acesso

Por terra: Ao Norte pela RST-101, acesso totalmente asfaltado. Distância de Porto Alegre 228Km Ao Sul pela BR 101 Distância de São José do Norte 130Km, dos quais 30Km são de estrada de chão. Obs:asfaltamento em fase de conclusão.







Hotéis e Pousadas em Tavares

Pousada Costa do Mar
Rua Abilio Vieira Paiva, 103
Pousada Costa do Mar
A partir de: R$ 163,00
Ver fotosPousada Costa do Mar - Rua Abilio Vieira Paiva, 103
Preços e Reservas Online
Reserva Online Pousada Costa do Mar no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Tavares

Notícias > Turismo > Cursos, palestras, seminários de turismo

Sistema FAEPA-SENAR realiza o 3º Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural no Vale das Águas

Sistema FAEPA-SENAR realiza o 3º Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural no Vale das Águas

Em sua 3ª edição, o evento contará, além da Caminhada da Serra da Furada, com um workshop de escalada e observação astronômica

Blogs > Expedição Águas do Brasil > Boletins

Patagônia Brasileira -  beleza natural da Lagoa do Peixe (RS)

Patagônia Brasileira - beleza natural da Lagoa do Peixe (RS)

A expedição Águas do Brasil fotografa o santuário natural de aves migratórias e muitas outras espécies. Um cenário espetacular!

Blogs > Expedição Parques Nacionais > Boletins

PN Lagoa do Peixe - RS

PN Lagoa do Peixe - RS

É no município de Mostardas, no Rio Grande do Sul, onde está situado o escritório administrativo do IBAMA, que é responsável pela gestão do parque.

 

Agências de viagens e turismo em Tavares