Xangri-Lá



Xangri-Lá é um novo e expressivo município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, emancipado de Capão da Canoa, através de plebiscito em 26 de março de 1992, compreendendo nove balneários:

* Atlântida

* Xangri-Lá

* Praia dos Coqueiros

* Marina

* Maristela

* Remanso

* Arpoador

* Noiva do Mar

* Rainha do Mar (distrito)

Origem do Nome: SHANGRI-LÁ, foi uma palavra criada pelo novelista inglês James Hilton (1900-1954), na sua obra Horizonte Perdido escrita em 1933. Shangri-Lá era um país imaginário, na região do Tibete, na qual as pessoas que lá chegavam conseguiam conservar a sua forma física, desde que dali não mais se retirasse. Nesta obra, que o cinema e as muitas traduções tornam amplamente conhecidas, James Hilton realizou um "tour de force" aliando o romance de aventuras ao romance de idéias. Xangri-Lá é um simbolo e uma aspiração. Nele não existe o mal, e a vida cresce em amor e sabedoria. Xangri-Lá é a terra dos homens felizes, constituíndo uma versão moderna da Terra da Promissão. O romance de Hilton escrito com beleza e simplicidade traduz a tranquilidade de Xangri-Lá.

Xangri-Lá oferece inúmeros atrativos culturais e naturais. Listamos alguns deles:

Atrativos Culturais

. Praça Ramiro Corrêa
Localizada no centro de Xangri-Lá na avenida Paraguassú, urbanizada com árvores do tipo casuarinas e na totalidade gramada em frente à Capela São Pedro.

. Praça Central
Localizada no centro de Atlântida na Avenida Central, urbanizada com árvores de diversas espécies, gramíneas e canteiros com flores.

. Praça Rainha do Mar
Localizada no centro de Rainha do Mar em frente a Capela Nossa Senhora de Fátima, urbanizada com árvores do tipo casuarinas e calçada em volta e em formato de X.
. Capela de São Pedro
A primeira igreja construída no Município, na época em que Xangri-Lá era distrito de Capão da Canoa, situada junto a Praça Central Ramiro Corrêa de Xangri-Lá.

. Capela Nossa Senhora das Graças
A segunda igreja construída no município, na época em que Atlântida era distrito também de Capão da Canoa, situada na rua Panapana onde faz frente e fundos com a rua Araponga.

. Capela Nossa Senhora de Fátima
A terceira igreja construída no município, quando então pertencia ainda Capão da Canoa, situada na rua Quartzo s/ nº em Rainha do Mar.

. Capela Nossa Senhora do Loreto
A quarta igreja construída no município, quando também pertencia a Capão da Canoa, a qual esta situada na rua Manoel Nazario s/ nº no bairro Guará.

Atrativos Naturais

. Rainha do Mar: Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a distância de 1.500 metros com toda infra-estrutura de lazer, comércio e moradia, possui ainda um salão paroquial e um salão do clube de Rainha do Mar (um campo de futebol, uma quadra de futebol de salão e duas canchas de bocha emborrachadas) e dois salões para discoteca.

. Noiva do Mar: Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a distância de 1.000 metros, possui infra-estrutura de lazer, comércio e moradia, um salão da Sociedade Amigos Noiva do Mar (um campo de futebol sete, uma cancha de vôlei e duas canchas de bocha emborrachadas).

. Coqueiros: Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente de 100 metros, possui infra-estrutura de lazer e moradia.

. Arpoador: Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente de 500 metros, possui infra-estrutura de lazer, moradia, comércio e uma associação que possui cancha de futebol sete.

. Marina: Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente 600 metros, possui infra-estrutura de lazer, moradia e comércio.

. Maristela: Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente de 400 metros, possui infra-estrutura de lazer, moradia e comércio.

. Marina II: Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente de 500 metros, possui infra-estrutura de lazer, moradia e comércio.
Possui a construção do complexo VILLAS RESORT, condomínio fechado com toda infra-estrutura tendo ainda um complexo Pólo esportivo de diversas modalidades alem de praças possui duas lagoas artificiais com peixes.

. Remanso: Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente de 1000 metros com infra-estrutura de lazer, moradia e comércio.

. Xangri-Lá: Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente de 2000 metros, possui infra-estrutura de lazer, moradia, todo tipo de comércio, shopping, salão paroquial, salão Xangri-Lá futebol clube e Xangri-Lá Praia Clube - XPC, campo de futebol, cancha de futebol sete, cancha de futebol de salão e ginásio esportivo.

. Atlântida: Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente de 3000 metros, possui infra-estrutura de lazer, moradia, todo tipo de comércio, salão da sociedade amigos do balneário de Atlântida - SABA, com dois complexos, sendo um com salão de eventos e salão de alimentação e o outro salão de festas e várias modalidades esportivas, onde se realiza o show do Planeta Atlântida e também enaltecer o arranjada e avançada construção civil.

. Bairro Guará: Único bairro que não é banhado pelo Oceano Atlântico, mas possui infra-estrutura de lazer, comércio, salão de baile, salão paroquial, campo de futebol, cancha de futebol de salão, cancha de bocha, pavilhão de jogos e cancha de futebol sete pista sintética.

. Complexo de rio com lagoas: O Município ao norte faz divisa com Capão da Canoa e a Lagoa dos Quadros, onde ao oeste margeia o rio Tramandaí, lagoa das Malvas e ao sul fazendo divisa com Osório num cordão interligado com o rio e as lagoas, correndo ao leste paralelo ao Oceano Atlântico com esse complexo aquático possibilita a navegação e a prática de diversos esportes náuticos e aquáticos.

. Sambaqui: Está situado em área particular, na divisa de Atlântida e Xangri-Lá, possuindo cemitério de ossos e objetos da cultura indígena, a história conta de ser o maior da América do Sul.

. Plataforma Marítima: Localizado no Balneário de Atlântida, a Plataforma é uma atração ímpar no Litoral Norte, com 300 metros adentro mar, restaurante panorâmico, local reservado para pesca, onde são realizados inúmeros campeonatos durante todo o ano. A arquitetura em concreto e em concreto e em forma de "L" (com 150 metros de braço) possibilita a visão da orla marítima do Município e de Capão da Canoa. O grande ícone da Plataforma é o nascer do sol, que é um dos mais belos.

. Lagoa dos Quadros: Às margens da RS 407 e RS 386 (Estrada do Mar) é uma paisagem de inconfundível beleza, servindo para prática de esportes náuticos como: jet-ski, vela laser e outros, a qual possui uma ilha de 10 hectares.

. Fazenda Nunes: Localizada no lado oeste do Município, com entrada no trevo de acesso de Xangri-Lá tem sua importância na historia da região, pois foi onde começaram a surgir os primeiros imigrantes da Família Nunes recebia quando passavam pelo local. O nome originário de Capão da Canoa surgiu desta fazenda, que possui "Capão" (árvores silvestres agrupadas) e onde faziam canoas.

. Pórtico de Entrada: Localizado na RS 407, possui um centro de informações turísticas, expediente de 15 de dezembro a 15 de março no horário das 7:00h às 22h, em Xangri-Lá.

. Monumento ao Pescador, Construtor e ao Turista: escultura em concreto, homenagem aos principais setores da economia do Município. Obra prima cria por Nélida Casaccia, esta à esquerda do Pórtico de Entrada de Xangri-Lá.

. Moinho Centenário: Instalado numa área verde, com bonito jardim sendo construído e depois de doado ao Município pelo empresário senhor Gilberto Tarasconi, que adotou a área efetuando a preservação e a manutenção do local. O moinho possui mais de cem anos e está em perfeito estado de funcionamento, para moer cana de açúcar, de onde se extrai caldo de cana, bebida doce de sabor agradável, com açúcar mascavo e o melado.

. Arquitetura Moderna: Os balneários de Atlântida e Xangri-Lá possui uma arquitetura moderna, com jardins cuidadosamente planejados, com residências padrão classe A sendo uma atração turística única no estado. A atual administração esta implantando o Projeto Terrenos Baldios, Praças e Jardins, que estabelece a obrigatoriedade do fechamento e embelezamento dos terrenos.

. Barra do João Pedro: Na RS 407, a Barra do João Pedro tem como atração a colônia de pescadores. Um lugar rústico, típico da região, onde há venda de peixes vivos e na outra extremidade da ponte está instalada o Clube Náutico com 50 boxes e zelador permanente.

. GTC 20 de Setembro: Situado na rua Olmiro Lima, no Bairro Guará com uma comunidade em torno de 3.000 pessoas, que participam, ativamente, no setor primário na economia de Xangri-Lá. O galpão crioulo que cultiva o folclore gaúcho tem como atual patrão o senhor Paulo Garcia. No local, pode ser assados churrasco e realizar eventos de pequeno porte bem como solicitadas apresentações do GRUPO DE TRADIÇÃO E CULTURA - ADULTO E MIRIM, possui ainda uma cancha de bocha.

Regiões Turísticas

Localização

Xangri-Lá esta a 140 Km de Porto Alegre e 70Km da divisa com Santa Catarina.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias RS 389 - leste-nordeste de Osório, RS 030, RS 389, RS 786

Hotéis e Pousadas em Xangri-Lá

Xangri-La Praia Hotel
Avenida Paraguassu, 1910
Xangri-La Praia Hotel
A partir de: R$ 60
Estrelas: 2 estrelas
Ver fotosXangri-La Praia Hotel - Avenida Paraguassu, 1910
Preços e Reservas Online
Reserva Online Xangri-La Praia Hotel no Booking
Cama & Cafe com Charme
Rua Parque Central Sul, 305 - Atlantida
Cama & Cafe com Charme
A partir de: R$ 294,00
Ver fotosCama & Cafe com Charme - Rua Parque Central Sul, 305 - Atlantida
Preços e Reservas Online
Reserva Online Cama & Cafe com Charme no Booking






Agências de viagens e turismo em Xangri-Lá