Cacoal



O seringueiro Anísio Serrão de Carvalho nomeou o município de Cacoal devido a grande quantidade de cacau nativo que infestava a área, tendo boa aceitação pelo solo, vindo a se tornar juntamente com a lavoura cafeeira, que fez deste município à Capital do Café, tornando-se a cultura mais importante da região, dando base de sustentação a economia local.

Sua história começou com a chegada da linha telegráfica na região, aberta pelo marechal Cândido Mariano da silva Rondon, no ano de 1909. Um dos postos telegráficos foi instalado no local onde atualmente está o município de Pimenta Bueno, sendo necessário a contratação de homens para trabalhar como guarda-fios.

Em torno de 1920 chega à região para trabalhar como guarda-fios o paraibano Anísio Serrão de Carvalho. Este, membro da comissão de Rondon, adquiriu a área de terra às margens do Igarapé Tamarupá e se fixou no local, denominando-o de Cacoal.

Gastronomia

A gastronomia do município é bem desenvolvida, possuindo diversas casas que oferecem os mais variados tipos de pratos. O município recebe diariamente diversos visitantes que vêm até o município de Cacoal apenas para comer em seus restaurantes, também visitados pelos próprios cacoalenses.

O "Cacoal Sabor", que é o maior festival gastronômico de Rondônia, já é tradição no município. O evento é realizado durante a semana de aniversário de emancipação política, reúne as forças dos melhores restaurantes do município.

Teatro

O município também conta com vários grupos de dança, teatro, musicos e outros. O teatro Cacilda Becker já tem 5 anos de história, com grandes apresentações e espetáculos que marcaram a população. Os movimentos teatrais aumentam a cada dia na cidade, e essa expansão se dá, graças a vontade da população de ter novos meios de lazer enriquecendo ao mesmo tempo sua cultura. Em março de 2003 foi criado do Grupo de Teatro Risoterapia, o qual tem feito uma grande revolução teatral na cidade, de la para ca o grupo já produziu 15 espetáculos e fez mais de 250 apresentações. Um feito inédito na história do município.

Pontos turísticos

  • Cachoeira na Linha 11: com maior fluxo de visitantes nos finais de semana, quando acontecem rodeios, bingos, churrascos, música ao vivo, dentre outras atividades realizadas no local. As pessoas têm a possibilidade de tomar banho de cachoeira, ou então, para aqueles que gostam, apreciar a natureza.
  • Cacoal Selva Park: uma área rural preservada há mais de 20 anos; que se tornou uma das principais áreas de lazer da região e do estado. Hoje aberta ao público, a propriedade ficou conhecida como "Chácara ou Sítio do Nério", espaço que em março de 2000 foi transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural. Possui estruturas ecológicas, que atualmente conta com cabanas equipadas para acomodação familiar, pedalinhos, rodas d'água, área de camping, quiosques, salão de jogos, restaurante, lanchonetes, animais silvestres em exposição, dentre outros.
  • Lagoa Azul: devido às algas e à pigmentação da argila a cor da água faz jus ao nome do local. Existem várias nascentes que foram represadas, formando uma lagoa com água limpa. Nos finais de semana o lugar é muito freqüentado por excursões de cidades da região. Existe no local trampolim, área de camping, lanchonete e churrasqueiras.
  • Lago do Parque Sabiá: o lago também conhecido como lago do BNH, é formado por nascentes existentes no local. Está localizado numa área verde no centro do bairro e tem uma infra-estrutura de lazer, como pista para caminhadas, quadra coberta de esportes, parque infantil e uma grande área gramada para o lazer da população. Dentre suas estruturas, há um parque para as crianças, um local para picnic e uma pista para caminhada.
  • Pedra na Linha 7: é um local onde há a sobreposição natural de uma pedra sobre a outra, formando uma bela paisagem para ser admirada.
  • Pedra na Linha 10: lugar propício para aqueles que desejam apreciar a natureza e ter um pouco de aventura, próprio para escaladas, devido ao paredão de aproximadamente 50 metros de altura. O local também serve para caminhadas ecológicas, pela região com muita vegetação. Do alto da pedra tem-se uma boa visão do município de Cacoal.

Localização

Cacoal está localizada a 477km da capital do estado.

Notícias, Reportagens e Artigos sobre Cacoal

Notícias > Turismo > Gastronomia

Festival gastronômico agita interior de Rondônia

Festival gastronômico agita interior de Rondônia

O evento já é tradição no Estado; em 2009 12 restaurantes participam com novos pratos

Notícias > Ambiente > Encontros e eventos ambientais

Projetos ambientais para Cacoal são propostos na Sedam / Rondônia

Reflorestamento de áreas degradadas, floresta medicinal e recuperação de matas ciliares de Cacoal foram às propostas debatidas na reunião

Hotéis e Pousadas em Cacoal

HOTEL CENTRAL

HOTEL CENTRAL

Princesa Isabel - Cacoal/RO

A partir de:
Até:
R$ 80,00 (Baixa Temporada)
R$ 110,00 (Alta Temporada)
Cacoal Selva Park Hotel

Cacoal Selva Park Hotel

Prosperidade - Cacoal/RO



Cacoal Selva Park Hotel

Zona Rural - Acesso pelo Km 5, 5 da Estrada para Rolim de Moura, 14 Km
Cacoal - 6934411039

Cacoal Selva Park Hotel

Zona Rural - Acesso pelo Km 5, 5 da Estrada para Rolim de Moura, 14 Km
Cacoal - 6934411039

Veja todos os hotéis e pousadas

Agências de viagens e turismo em Cacoal

Milhas Viagens e Turismo

Milhas Viagens e Turismo

Centro - Cacoal/RO

 

Cacoal Tur

Avenida Dois de Junho 2264
Centro - (69) 3441-3570

Céu - Tur

Rua São Luís, 1229
Centro - (69) 3441-2965

Veja todos as agências de turismo