Jaru



O município surgiu em torno de um dos postos telegráficos instalado em 1912 pela Comissão da Linha Telegráfica Estratégica Mato Grosso/Amazonas, chefiada pelo então Cel. Cândido Mariano da Silva Rondon. Porém, o Vale do rio Jaru era ocupado pelos seringais e seringueiros desde o século XIX, apesar da resistência imposta pela nação dos Jarus, que a tinham sob seu domínio, ocupando uma extensa área que se estendia desde o rio Jaru, afluente da margem esquerda do rio Ji-Paraná, até às margens do alto curso do rio Madeira.

Em 1915, a Comissão Rondon procedeu a exploração de estudos do Rio Jaru, mantendo este nome em homenagem aos primitivos habitantes, os Jarus. A ocupação atual do vale do Jaru, ocorreu a partir de 1975, com a instalação do Projeto Integrado de Colonização "Padre Adolpho Rohl", pelo Incra, para assentamentos de colonos oriundos principalmente das regiões Centro Sul do País.

O seu desenvolvimento demográfico e econômico resultou na elevação da área do projeto à categoria de município, tendo a localidade de Jaru como sede municipal elevada à categoria de cidade. Criado pela Lei n.º 6.921, de 16 de junho de 1981, o município recebeu o nome de Jaru, em homenagem ao rio e à nação indígena dos Jarus.

Localização

Jaru está localizado a 250km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Jaru








Agências de viagens e turismo em Jaru

Jaritur

Avenida Padre Adolfo Roll, 1799
Centro - (69) 3521-2437

Miranda Tur

Avenida Rio Branco, 1949
(69) 3521-5511