Parques Nacionais > 

Pacaás Novos - RO

Pacaás Novos



As leis de proteção ambiental não conseguiram sair efetivamente do papel para chegar à Amazônia Oriental. Quem já chegou por lá, apesar do difícil acesso, foram as queimadas, os desmatamentos e a impunidade dos exploradores. As terras dos antigos índios uru-eu-uau-uau e uru-pan-in são, na verdade, terras de ninguém onde estão guardadas belezas naturais ameaçadas pela cobiça do homem.

Em 1979 foi criado o Parque Nacional de Pacaás Novos com o intuito de proteger um importante refúgio ecológico da Bacia Sedimentar Amazônica. A área de 764.801 hectares coincide com o território dos índios uru-eu-uau-uau e uru-pan-in, cujos primeiros contatos pacíficos com o homem branco só foram feitos no início da década de 80.

CLIMA

O clima é tropical quente e úmido com temperatura média anual entre 24 e 26°C, ocorrendo o período de maior precipitação durante os meses de novembro a março. O melhor período para visitação vai de junho a agosto, sendo o mais seco.

ASPECTOS NATURAIS

O relevo do parque chega a lembrar o das chapadas brasileiras, apresentando muitas grutas, cachoeiras - algumas com até 50 m de altura - e uma rica rede hidrográfica, abrigando as cabeceiras dos principais rios da região (Madeira, Mamoré e Guaporé). O ponto mais alto do Estado, o Pico do Tracoá (1230 m) encontra-se nos limites de Pacaás na serra de mesmo nome. Outras duas serras, a do Uopianes e a dos Pacaás Novos estão presentes, recobertas por mata densa.

Estando em uma área de transição entre Floresta Amazônica densa e o Cerrado, exibe espécies como a seringueira, o ipê-amarelo, a castanheira, a palmeira babaçu, além de samambaias, periquiteiras e ipês na área de Cerrado.

Sua fauna possui onças-pintadas, bugios, tamanduás-bandeira e macacos-da-noite representando os mamíferos. Entre as aves, estão papagaios, tucanos e araras ameaçadas de extinção.

Estados

Cidades

Localização

O Parque Nacional de Pacaás Novos está localizado no centro-oeste de Rondônia, em área abrangida pela Amazônia Ocidental.

Acesso

O acesso ao parque é bastante difícil. A partir de Porto Velho ou Cuiabá, pegar a BR-364 até o entroncamento de Ariquemes. Daí é preciso percorrer 60 km de estrada de terra até Campo Novo, nos limites do parque.

Hotéis e Pousadas em Pacaás Novos - RO

Hotel Sol Nascente
Av Capitao Silvio, 1629
Ariquemes
Hotel Sol Nascente
A partir de: R$ 150,00
Ver fotosHotel Sol Nascente - Av Capitao Silvio, 1629 - Ariquemes
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Sol Nascente no Booking
JR Palace Hotel
Avenida Canaa, 2889
Ariquemes
JR Palace Hotel
Estrelas: 2 estrelas
Ver fotosJR Palace Hotel - Avenida Canaa, 2889 - Ariquemes
Flamboyant Palace Hotel
Av. Jamari, 2214
Ariquemes
Flamboyant Palace Hotel
Ver fotosFlamboyant Palace Hotel - Av. Jamari, 2214 - Ariquemes



Notícias, Reportagens e Artigos sobre Pacaás Novos - RO

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Surpreenda-se ao visitar os Parques Nacionais

Se a ideia é, de vez em quando, fugir da selva de pedras, a solução pode ser simples e surpreendente. Vamos juntos conhecer mais e proteger os Parques Nacionais do nosso país