Mucajaí



O município de Mucajaí foi criado pela Lei Federal nº 7.009 de 1º de julho de 1982. A cidade localiza-se à margem direita do Rio Mucajaí, afluente do Rio Branco. Daí o seu nome.

A origem da cidade está relacionada com a antiga colônia agrícola de Mucajaí, criada em 1951 com o nome de Colônia Agrícola de Fernando Costa. Mucajaí é a segunda cidade de Roraima em população. Está recenseada pelo IBGE em 1996, em 11.013 habitantes.

As principais vilas de Mucajaí são: Apiaú e Tamandaré. Mucajaí possui serviço de água potável domiciliar que atinge 70% da população com 1.058 ligações domiciliares. A energia elétrica é fornecida pela CER(Companhia Energética de Roraima) com energia comprada à BOVESA(Boa Vista Energia S. A.) e transmitida desde Boa Vista, desde 1.676 consumidores ligados à rede na sede do município.

Para atender à educação Mucajaí dispõe de 38 escolas de 1º Grau e 1 de 1º e 2º Graus. A saúde pública é atendida por um hospital com 22 leitos e diversos postos de saúde no interior.

A proximidade desta cidade em relação à Boa Vista e o fato de ser cortada pela BR-174, torna Mucajaí privilegiada em termos de transporte rodoviário. Ela é passagem obrigatória para quem entra ou sai do Estado. São apenas 51Km a distância entra Mucajaí e Boa Vista.

Na cidade existem dois aeroportos, não homologados. A economia do município gira em torno da agropecuária e da mineração. Na agropecuária, Mucajaí produz: madeira, arroz, farinha de mandioca, banana, milho, gado de corte, abacaxi, mamão, manga, cupuaçu e contribui para o abastecimento de leite para Boa Vista. O alto do Rio Mucajaí tem bom potencial hidroelétrico, destacando-se a cachoeira do Paredão, onde já foi tentada a construção de uma usina hidroelétrica.

Localização

Mucajaí está localizada a 51km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR-174

Hotéis e Pousadas em Mucajaí








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Mucajaí

Blogs > Expedição Parques Nacionais > Boletins

PN do Viruá - RR

PN do Viruá - RR

A criação do parque ocorreu em 1998, protegendo uma área de 227.011 hectares no município de Caracaraí.