Parques Nacionais > 

Monte Roraima - RR

Montanhas únicas e cachoeiras gigantes



Nas fronteiras entre o Brasil, Venezuela e a Guiana existem montanhas únicas no planeta, formadas há milhões de anos. Os tepuis, como são chamadas pelos índios, são imensos platôs com 3 mil metros de altitude. Lá o tempo não existe. O que existem são lendas e mistérios encobertos pela neblina que envolve os tepuis, assustando e fascinando homens há tempos. Esse clima de mistério levou o escritor inglês Conan Doyte, o criador de Sherlock Homes, a escrever a ficção "O Mundo Perdido".

O Monte Roraima, um dos pontos culminantes do Brasil com 2.875m, é a morada do Deus Macunaíma, segundo a lenda dos índios caribés para explicar sua formação e a diversidade de ecossistemas das savanas amazônicas. Para protegê-lo foi criado em 1989 o Parque Nacional do Monte Roraima abrigando 116.000 hectares.

Aspectos culturais e históricos

Antes da criação do Parque já existia uma área indígena nas terras ao redor, que se denomina Ingaricó. O Monte Roraima é considerado pelos indígenas venezuelanos (Pémons) e brasileiros (Ingaricó e Macuxi) como "A Casa de Macunaima"; os Pémons ainda o chamam de "Madre de todas las Águas".

O primeiro homem branco a conhecer o Monte Roraima foi o inglês Sir Walter Raleigh que no final do século XVI, estando em busca de tesouros, embrenhou-se pelas Antilhas e cruzou a floresta na região da Guiana.

Raleigh teria chegado apenas à base do Monte. Mesmo assim coletou material suficiente para escrever a obra que denominaria Montanha de Cristal. Mais tarde, chegaria lá outro inglês, o botânicao Everard Im Thum. Este sim, subiu ao cume do Morro e deixou relatórios detalhados de sua expedição, que além de serem publicados na National Geografic, inspiraram o escritor Conan Doyle a escrever "O Mundo Perdido", publicado no início deste século.

Aspectos Naturais

O Monte Roraima faz parte do Maciço Paracaíma, que começou a surgir há cerca de 1,8 bilhões de anos. A área do parque é toda coberta por formações de Floresta Amazônica abrigando uma grande diversidade de fauna e flora.

O mais interessante é que no parque existem várias espécies endêmicas. Flores e bromélia incrementam ainda mais a paisagem da região e devido a sua recente criação, ainda não há um completo levantamento da fauna e flora do local.

Clima

O clima da região é tropical quente e úmido, com temperatura média anual entre 24°C e 26°C. A época menos chuvosa, em que as trilhas ficam melhores, vai de dezembro a março. Nos períodos chuvosos, a viagem se torna uma grande aventura, mas em compensação as cachoeiras formadas nos tepuis ficam espetaculares. Em qualquer época, faz frio à noite em cima do platô.

Atrações

Espécies vegetais exóticas, algumas endêmicas da região, integram a paisagem já curiosa pelas estranhas formações rochosas que lembram dinossauros. Esse cenário povoou o imaginário dos rimeiros conquistadores do Roraima, com lendas e medos. Eles acreditavam que ali viviam monstros e dinossauros.

Um grande espetáculo são as cachoeiras que despencam dos temuis. Uma delas, o Salto Angel, é a maior queda d´água do mundo com 979 metros. Devido às constantes chuvas, a região possui inúmeras pequenas lagoas e rios, como o Cotingo. O parque não está aberto à visitação pública.

Infra-estrutura

O parque não possui infra-estrutura. Quem quiser se aventurar pelo Monte Roraima só tem a opção de acampar. Próximo ao parque, a cidade com melhor infra-estrutura é Boa Vista.

Objetivos específicos da unidade

Proteger amostras dos ecossistemas da Serra Pacaraíma, assegurando a preservação de sua flora, fauna e demais recursos naturais, características geológicas, geomorfológicas e cênicas, proporcionando oportunidades controladas para visitação, educação e pesquisa científica.

Decreto e data de criação

Foi criado pelo Decreto n° 97.887 de 28.06.1989.

Endereço para correspondência

Av. Panamericana, s/n

69345-000 - Pacaraíma - RR

Fone: (95) 592-1085

Fax: (95) 592-1207

E-mail: ponciano@supes_rr.ibama.gov.br

Estados

  • Roraima A mãe dos ventos e das belezas naturais

Cidades

  • Boa Vista Porta de entrada natural para a Amazônia

Localização

O Parque Nacional do Monte Roraima localiza-se no norte de Roraima no município de Vira Onça, na fronteira com a Venezuela e Guiana, integrando a Serra Pacaraíma.

Acesso

O acesso é feito a partir de Boa Vista, pela BR-174, percorrendo-se 212 km até o Posto Integrado de Controle do Parque em Pacaraima. Deste ponto até Santa Elena de Uairen (Venezuela) por estrada asfaltada. De lá, tem-se duas alternativas para se chegar ao Monte Roraima: através de helicóptero (30 a 40 minutos de vôo) ou de carro até Paraitepuy (aproximadamente 2 horas), e a partir daí caminha-se cerca de 22 km (2 dias) até a base do Morro e mais 10 horas até o seu cume, e em seguida 4 horas até o Ponto Triplo (Brasil,Venezuela e Guiana). A cidade mais próxima é Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, que fica a 212 km da capital de Roraima.

Hotéis e Pousadas em Monte Roraima - RR

Hotel Mecejana
Av. Estacio Pereira de Melo, 738
Boa Vista
Hotel Mecejana
A partir de: R$ 131,00
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosHotel Mecejana - Av. Estacio Pereira de Melo, 738 - Boa Vista
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Mecejana no Booking
Hotel Euzebios
Rua Cecília Brasil, 1517 - Centro
Boa Vista



Notícias, Reportagens e Artigos sobre Monte Roraima - RR

Notícias > Curiosidades > Turismo

Já imaginou visitar lugares que parecem ser de outro planeta? Confira 10 paisagens incríveis.

Já imaginou visitar lugares que parecem ser de outro planeta? Confira 10 paisagens incríveis.

Acredite ou não, estas fotos foram tiradas aqui mesmo na Terra.

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Surpreenda-se ao visitar os Parques Nacionais

Se a ideia é, de vez em quando, fugir da selva de pedras, a solução pode ser simples e surpreendente. Vamos juntos conhecer mais e proteger os Parques Nacionais do nosso país

Notícias > Livros, Revistas e Jornais > Revista Aventura & Ação

Revista Aventura & Ação Ed. 159 - Edição Colecionador

Revista Aventura & Ação Ed. 159 - Edição Colecionador

Aventura & Ação 12 anos. Edição de colecionador – 4 capas, 4 grandes destinos

 

Atrativos turísticos - Monte Roraima - RR