Parques Nacionais > 

Viruá -RR

Viruá



Situado na margem esquerda do Rio Branco (RR), o Parque Nacional Viruá foi criado em abril de 1998. Recebeu este nome devido ao igarapé de mesmo nome, com sua nascente no interior do parque. Vizinho das estações ecológicas de Caracaraí e Niquiá, é um santuário de aves e animais que demarcam seu território na planície inundável cercada pela densa Floresta Amazônica.

A criação da unidade foi estimulada pela implementação destas duas estações ecológicas, de Caracaraí e Niquiá, na década de 80, pela extinta Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA). Além disso, o fato de seu solo revelar falta de aptidão para atividades agrícolas ou pecuárias, contribuiu bastante.

A unidade ganha destaque por situar-se em uma importante zona conhecida como Fronteira Guiana-Brasil, região em que é prioritária a implantação de unidades de conservação na Amazônia. Apesar de seu grande potencial ecoturístico, a unidade não está aberta para visitação e não possui infra-estrutura.

CLIMA

O clima tropical, quente e úmido, apresenta pequena estação de seca, com maior quantidade de chuvas no outono, e temperatura média anual em torno de 32°C. A unidade está sempre úmida, sendo que tanto com as temperaturas como com as chuvas, sofre um mínimo de variação anual.

ASPECTOS NATURAIS

A região é, sem dúvida, privilegiada. Exibe ambientes com variadas características, como Campos, Cerrados, Florestas Densas e Abertas. Na sua maior parte, a área possui superfície praticamente plana, com predomínio de solos arenosos, e grande quantidade de lagoas. Na sua porção norte, ocorrem alguns morros com altitudes baixas e, em sua extensão oeste, delimitada pelo rio Branco, há as planícies inundáveis, que também são vistas em seu lado sul ao longo do rio Anauá.

Já existe uma grande quantidade de espécies registradas, como as aves migratórias tuiuiu e a águia pescadora, aves relacionadas a ambientes encharcados como a garça branca, o socó-boi, a jaçanã. Há ainda animais em extinção como a onça pintada, a suçuarana, a anta entre outras.

Estados

  • Roraima A mãe dos ventos e das belezas naturais

Cidades

Localização

Localiza-se no centro do Estado de Roraima, próximo à zona de fronteira Guiana-Brasil, no município de Caracaraí.

Acesso

Pode-se partir de Boa Vista, capital de RR, pegar a BR-174, asfaltada, até Caracaraí e de lá, por via fluvial, através do rio Branco, chegar ao parque.

Hotéis e Pousadas em Viruá -RR

Hotel Mecejana
Av. Estacio Pereira de Melo, 738
Boa Vista
Hotel Mecejana
A partir de: R$ 131,00
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosHotel Mecejana - Av. Estacio Pereira de Melo, 738 - Boa Vista
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Mecejana no Booking
Hotel Euzebios
Rua Cecília Brasil, 1517 - Centro
Boa Vista



Notícias, Reportagens e Artigos sobre Viruá -RR

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Surpreenda-se ao visitar os Parques Nacionais

Se a ideia é, de vez em quando, fugir da selva de pedras, a solução pode ser simples e surpreendente. Vamos juntos conhecer mais e proteger os Parques Nacionais do nosso país

 

Atrativos turísticos - Viruá -RR