Abelardo Luz



A história do município se confunde com os conflitos e discussões originados pela posse e demarcação das terras da região localizada entre os rios Iguaçu e Uruguai, nos fins do século XVIII. Nessa época, a área era habitada por índios guaranis e caigangues, povos que hoje ainda vivem em alguns pontos da região.

Passagem obrigatória para a colônia de Xanxerê, no início do século XX, o Município de Abelardo Luz era ponto de parada na estrada das Missões, por onde passavam militares e tropeiros. Integrante da antiga Colônia Militar de Chapecó, denominada Chapecó Grande, fazia parte do distrito de Diogo Ribeiro (hoje São Domingos), com o nome de Passo das Flores.

A família de João de Oliveira foi a primeira que habitou a região, deixando marcas na Fazenda Alegre do Marco, seguidos depois pelas famílias Messias de Souza e de Leocácio dos Santos. No entato povoamento efetivo ocorreu nas últimas cinco décadas com a chegada de migrantes paulistas, paranaenses e gaúchos, de origem principalmente Italiana e Alemã. As famílias vinham atraídas pela grande quantidade de madeira existente na região e também a qualidade do solo para a agricultura e pecuária.

Em 1922, foi elevado a categoria de distrito, com o nome de Abelardo Luz, em homenagem ao filho de Hercílio Pedro da Luz, Abelardo Wenceslau da Luz. Em 21 de junho de 1958, se desmembrou do município de Xanxerê, conquistando a emancipação pela Lei Estadual nº 348/58, tendo a sua instalação oficial em 27 de julho de 1958, com o Prefeito Provisório, Gerônimo Rodrigues.

- Parque das Quedas
O Complexo das Quedas é formado por um conjunto de sete quedas d'água no Rio chapecó e outras três quedas no Rio das Éguas. Oferece cinco cabanas, piscina com tobogã, churrasqueira, trilhas ecológicas, pista de motocross, pesque-pague, observatório de pássaros, paredões de pedras esculturais, três ilhas e um bosque onde está o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Ainda no Parque, atrás do véu branco das águas, fica a Gruta Caracol, conhecida por ter abrigado mais de 100 homens durante a Revolução Federalista (1893-95). O Parque, administrado pelo Hotel Quedas, está localizado a 500 m do centro da cidade e fica aberto todo o ano.

- Gruta Caracol
A Gruta Caracol teve um papel bastante significativo durante a Revolução Federalista em 1883, quando esta – que fica atrás de um dos lençóis d’água da região - serviu de abrigo para cerca de 100 homens. A gruta é uma das atrações dos Parque das Quedas.

- Igreja Matriz
A Igreja Matriz que foi construída em formato de navio já vislumbrando o desenvolvimento turístico às margens do Rio Chapecó. Em frente a matriz temos a gruta de pedra de Nossa Senhora de Fátima onde os turistas fazem suas orações com mais intimidade.

- Romaria na Chácara Ângelo Augusta
Neste Local viveu o Padre Zanatta, lembrado pelos seus cuidados aos pobres e doentes. Anualmente é realizada uma grande romaria, seguida de almoço de confraternização, que reúne centenas de devotos. No local, arbonizado, há uma igreja e um santuário. A romaria acontece todos os anos no mês de novembro.

Regiões Turísticas

Localização

Abelardo Luz está localizada a 574km da capital do estado.

Acesso

Por terra: A cidade é acessível pela BR-282 (em Santa Catarina) ou pela BR-280 (no Paraná). Para quem vem do Litoral ou do Oeste catarinense, o melhor caminho é entrar em Xanxerê, pegando a rodovia SC-467, na direção do Paraná. Todas as estradas são pavimentadas.

Hotéis e Pousadas em Abelardo Luz








Agências de viagens e turismo em Abelardo Luz

Reta - Tur Agência de Viagens e Turismo

Avenida Getúlio Vargas, 460
Centro - (49) 3445-5222

Reta - Tur Agência de Viagens e Turismo

Avenida Getúlio Vargas, 460
Centro - (49) 3445-5222