Anitápolis



Anitápolis situa-se entre vales e montanhas, numa região de cenários naturais de extrema beleza. Essa topografia acidentada, que dificultou o seu povoamento no passado, é hoje justamente seu maior atrativo. Aventureiros e amantes de esportes de natureza viajam até o lugar a fim de praticar rafting, rappel de cachoeira, trilhas em meio à Mata Atlântica, jeepcross, motocross, montanhismo e passeios ecológicos. A grande diversidade de culturas e a tranqüilidade da cidade completam o quadro de atrações.

Natureza - Cercada por montanhas e matas, Anitápolis tem excelente clima no verão. Torna-se ainda mais atraente por causa dos muitos rios que cortam o seu território e das inúmeras cachoeiras que descem pelos vales. Destaque para as cachoeiras dos rios Povoamento, da Prata, Maracujá, Branco e do Meio Serrinha, além das trilhas para jeepcross e motocross, especialmente em Bela Vista, Rio Perdido, Maracujá, São Domingos, Ladeia, Serrinha, Santo Antônio, Serra Garganta e Vermelho. Na Serra Geral, a 25km do centro, pode-se praticar montanhismo. A cachoeira mais conhecida da cidade é a Cachoeira da Usina, distante 500m da sede municipal, famosa por ficar próxima da antiga usina hidrelétrica. Transformada em área de lazer, a usina dispõe de lanchonete, com projeto para restaurante. Tem várias formações de piscinas naturais apropriadas para banho.

História e Cultura - Colonizada por alemães, Anitápolis guarda na arquitetura das casas a herança cultural dos antepassados. Muitos prédios e casas são em estilo germânico. Visite especialmente as localidades de Rio Branco e Rio Alfa, onde estão as grutas de Nossa Senhora de Aparecida e de São Benedito. A Serra da Garganta, a 18km do centro, é famosa pelo Combate da Garganta, que ocorreu durante a Revolução de 1930, quando os revolucionários gaúchos, de passagem por Anitápolis rumo a Florianópolis, entrincheiraram-se na Serra, cercando as Forças Armadas vindas do sul e os soldados da Força Pública de Santa Catarina. Muitos homens morreram no local.

Infra-estrutura turística - A infra-estrutura de Anitápolis ainda é tímida, mas há como se hospedar na cidade. Também existem restaurantes, comércio e serviços, sempre com um atendimento de qualidade.

Regiões Turísticas

Localização

Anitápolis está localizada a 108km da capital do estado.

Acesso

Por terra: Anitápolis fica a 60km de Florianópolis pela BR-282 e a 35km de Rancho Queimado pela SC-407, num trecho ainda não pavimentado da rodovia.







Hotéis e Pousadas em Anitápolis








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Anitápolis

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Turismo sobre duas rodas

Turismo sobre duas rodas

O que seria uma bicicleta, se não ‘asas’ para quem explora o mundo? Que o digam os adeptos do cicloturismo, atividade que ganha força no Brasil, ancorada por seguidores de todos os perfis

Notícias > Turismo > Qualificação e certificação em turismo

Ministério do Turismo publica manuais de segmentação turística

Ministério do Turismo publica manuais de segmentação turística

Cartilhas retratam experiências de sucesso de projeto de estruturação desenvolvido em dez destinos turísticos do país

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Brasília, capital do cinema nacional

Brasília, capital do cinema nacional

Projeto do Ministério do Turismo pretende lançar a cidade como destino referência em turismo cinematográfico

Notícias > Turismo > Cursos, palestras, seminários de turismo

Ribeirão Preto recebe Seminário de Multiplicação de Boas Práticas

Ribeirão Preto recebe Seminário de Multiplicação de Boas Práticas

Evento compõe a segunda etapa do projeto Destino Referência em Segmentos Turísticos

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Santa Catarina contribui para o fortalecimento do Turismo de Base Comunitária

Experiências desenvolvidas no estado são referência para o país

 

Agências de viagens e turismo em Anitápolis