Balneário Gaivota

Sul de Santa Catarina



O Território onde se localiza o Município teve como primeiros habitantes os índios carijós. Estes, por sua vez por apresentarem natureza dócil, sempre tiveram bom relacionamento com os visitantes que pisaram as terras de Sombrio por volta de 1534, oriundos de Buenos Aires, até então colônia Espanhola.

Posteriormente, colonizadores portugueses começaram a chegar e em 1830, adquiriram as chamadas “sesmarias”, iniciando a colonização. Começou então o desenvolvimento da região e o natural aproveitamento da área litorânea, para a exploração da pesca e lazer.

Pela década de 1920, uma família de pescadores, a de Gildo Coelho, atraídos talvez pela beleza de suas praias e pela pesca farta, fixa residência as margem de um arroio, que atualmente corta o centro da cidade de Balneário Gaivota. Estaria aí, iniciando um pequeno povoado, que logo foi chamado Arroio do Gildo.

Tinha uma vida simples de pescador, tirando do mar seu sustento através de equipamentos e técnicas bastante rudimentares o alimento básico de sua família, o peixe e outros frutos do mar. O excesso do pescado era levado até a cidade próxima, Sombrio. Lá era vendido e com dinheiro, adquirido o restante necessário á sobrevivência do grupo: querosene, sal, farinha de mandioca, açúcar etc. Criavam, ainda, galinhas,porcos e alguns bovinos.
Com a intensificação da ocupação, em 30/08/1990 houve a promulgação da Lei Municipal (Sombrio) n. 770/1990, que criava o Distrito de Praia das Gaivotas.

Anos mais tarde, em 29 de dezembro de 1995, foi emancipado, passando a ser município com o nome de Balneário Gaivota, sancionado pela lei estadual n. 10.054/1995, sendo que o Município foi instalado em 1997.

O município de Balneário Gaivota é um dos 15 municípios que compõe a microrregião da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), situa-se a 38 km da fronteira do Rio Grande Sul e a 250 km da capital do Estado, Florianópolis. Possui 149 km² de área e seus limites são: ao Norte, o município de Arroio do Silva; ao Sul, o Município de Passo de Torres; a Oeste, os Municípios de Sombrio e Santa Rosa do Sul e a Leste, com o Oceano Atlântico.

Regiões Turísticas

Localização

Balneário Gaivota está localizado a 220km da capital do estado.

Acesso

Por terra: Sentido norte (BR-101): Florianópolis - SC (220 km) até o Trevo principal de Sombrio. Seguindo pela Rodovia José Tiscoski - SC 485 sentido Balneário Gaivota. O município fica a 7 km do Centro de Sombrio. Sentido Sul, (BR-101): Porto Alegre - RS (230 km), até o Trevo principal de Sombrio, seguindo pela Rodovia José Tiscoski - SC 485, sentido Balneário Gaivota. O município fica a 7 km do Centro de Sombrio.

Hotéis e Pousadas em Balneário Gaivota