Bom Retiro



Em 1787, o governo instalado em Desterro, incumbiu o Alferes Antônio Marques Arzão, de abrir uma estrada que ligasse o litoral e o planalto. Partindo de São José, essa estrada atingiria Lages, tendo sido concluída em 1790. Durante a obra, foram descobertos os campos de Bom Retiro, cujo nome teria sido dado por Antônio Marques Arzão, que requereu terras neste local. Foi levantado, nas proximidades da localidade denominada Guarda Velha, o quartel de Arzão, capitão da cavalaria, onde num percurso de seis quilômetros construiu-se uma estrada feita de pedras de ferro, denominada “calçadas”, cujos vestígios ainda hoje são encontrados em meio a vegetação. Supõe-se que esse trabalho tenha sido feito por escravos. Entretando, devido ao abandono da referida estrada, deixando os campos falhos de comunicaões, o empreendimento colonizador fracassou. Só muitos anos depois é que a estrada foi reaberta com algumas mudanças em seu traçado, sendo assim, foi lento o povoamento de Bom Retiro, cujo Distrito foi elevado à categoria de Município pela lei Estadual n. 1408 de 04.10.22, no governo do Dr. Hercílio Pedro da Luz. Ao ser criado, o município de Bom Retiro foi desmembrado de uma parte do Município de Palhoça e uma parte do município de Lages, abrangendo uma superfície de 3.500 km2, tendo como sede a vila do mesmo nome. Sua instalação deu-se em 14 de janeiro de 1923. Ao longo de muitos anos, a economia de Bom Retiro esteve embasada na exploração de reservas florestais, sobretudo araucária. Mais tarde, desenvolveram-se a agricultura e a pecuária. Os habitantes do lugar são identificados gentilmente como “bonretirenses”..

- Calçada e Costão do Frade
O Morro do Costão do Frade recebeu esse nome em função de uma grande pedra que para os colonizadores da região lembrava a silhieta de um frade. Perto dali, escravos um caminho feito com pedras ferro, no final do século XVIII, a mando do alferes Antônio Marques de Arzão, o descobridor das terras de Bom Retiro. Os vestígios desse caminho podem ser percebidos até hoje em meio à vegetação - são chamados de "calçada" pelos moradores. Há também no local uma gruta natural que se tornou ponto de peregrinação de fiéis.

Monumento Mirante ao Pai Eterno
A 1.100 metros de altura possui uma natureza inigualável onde destaca-se como local que o Peregrino observa o ponto mais alto do extremo sul do Brasil
– o morro da Boa Vista a 1.827metros de altura.

Possui escadaria com 100 degraus de acesso a partir da Igreja do Santuário para que o Romeiro possa pagar suas promessas.

MIRANTE DO CRUZEIRO
A 1.090 metros de altura propicia ao visitante uma paisagem magnífica, a qual remonta sua espiritualidade.
Acesso: fácil
Histórico: Construído no ano de 2004, por iniciativa da Diocese de Lages, realiza anualmente no dia 12 de outubro Festa em Homenagem a Nossa Senhora Aparecida, com romarias a pé, carro, motos, cavaleiros.
Dicas: Ótima localização e a 1 km da BR 282.
Recomendações: Lembre-se de trazer seu lixo de volta e descartá-lo em lugar apropriado.

Regiões Turísticas

Localização

Bom Retiro está localizado a 126km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da BR-282.

Hotéis e Pousadas em Bom Retiro

Pousada Trinca Ferro
Rodovia SC 430, km 5
Pousada Trinca Ferro
A partir de: R$ 179,2
Ver fotosPousada Trinca Ferro - Rodovia SC 430, km 5
Preços e Reservas Online
Reserva Online Pousada Trinca Ferro no Booking
Curucaca Hotel Brasil
Rodovia SC 430, Km 8
Curucaca Hotel Brasil
A partir de: R$ 170
Ver fotosCurucaca Hotel Brasil - Rodovia SC 430, Km 8
Preços e Reservas Online
Reserva Online Curucaca Hotel Brasil no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Bom Retiro

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Serra Catarinense: baixas temperaturas e turismo de aventura

Em meio a vinhos, chimarrões e churrasco, paisagens deslumbrantes convidam visitantes a se aventurarem entre cânions, cavernas e morros

 

Agências de viagens e turismo em Bom Retiro

Bonretur Turismo e Transportes Coletivos Ltda

Rua Frontino Vieira de Souza 37
Centro - (49) 3277-0315

Bonretur Turismo e Transportes Coletivos Ltda

Rua Frontino Vieira de Souza 37
Centro - (49) 3277-0315