Curitibanos



Curitibanos encontra-se em um local privilegiado; além de belíssimas paisagens, e do forte traço tradicionalista deixado pelo tropeirismo Curitibanos está localizado no centro do estado de Santa Catarina.

Cascatas, fazendas com marcas históricas, e os campos verdes de pastagem para o gado, fazem parte do cenário curitibanense que encanta pelo clima, aos seus 987 metros acima do nível do mar. De clima mesotérmico com temperatura média entre 15ºC e 25ºC, a cena dos campos cobertos de geada é comum nos meses de outono e inverno.

Como se não bastasse tanta beleza, a cidade é de fácil acesso, independente da região de onde se venha ou para onde se queira ir. Curitibanos é onde todos os caminhos se encontram, tornando-se ideal para o turismo de eventos.

Museu histórico Antônio Granemann de Souza

Tombado pelo município é o principal atrativo turístico, principalmente devido ao grande acervo da Guerra do Contestado. Fundado em 1972 no prédio da antiga prefeitura, preserva móveis, porcelanas, moedas, documentos, armas, espadas da Guerra do Contestado e da época dos Tropeiros. Localização: Praça da República, nº. 20, fone (49) 3241-2393. Funcionamento: de terça à sexta-feira das 8:30 h até às 11:30 h e das 14:00 h às 17:00 h. Sábados das 9:00 h às 11:00 h e das 14:00 h às 16:00 h. Domingo das 9:00 h às 11:00 h, entrada franca.

Igreja Matriz Imaculada Conceição

É um dos atrativos culturais do município. O destaque é sua arquitetura portuguesa, os vitrais bizantinos e os afrescos renascentistas. A atual construção foi inaugurada em 24 de dezembro de 1960.

Marco Capão da Mortandade

Palco de uma das mais sangrentas batalhas da Revolução Farroupilha. No dia 12 de janeiro de 1840 os farrapos liderados pelo Giuseppe Garibaldi que marchavam com destino ao Rio Grande do Sul foram surpreendidos ao se depararem com o exército imperial. Depois de um intenso combate na Fazenda da Forquilha a 18 km da cidade, os Farrapos foram derrotados com elevadas baixas, tiveram que bater em retirada.No combate Anita acabou sendo presa, mas escapou seguindo em direção a Lages e depois para o Rio Grande do Sul. Os mortos desse combate foram sepultados em cova comum no lugar que ficou conhecido como “Capão da Mortandade”.

Monumento ao Monge João Maria

Monumento construído no período de 1983 a 1989 está localizado no bairro Água Santa. Construído em homenagem ao líder espiritual da Guerra do Contestado, João Maria D’Agostini, italiano nascido em 1801, Eremita solitário, respeitado pelas pessoas humildes devido aos seus ensinamentos, conselhos, receitas de ervas , entre outras coisas.

João Maria recusava-se a dormir na casa de fiéis e tinha como “lar” qualquer árvore necessariamente próximo à água onde armava um quadrado de pano sobre quatro estacas.

Era um homem muito religioso, alguns dizem até ser um padre da Ordem de Santo Agostinho, o que não se tem provas. Antes da construção do monumento havia uma capela que pegou fogo no ano de 1983 devido a quantidade de velas acessas pelos fiéis.

Cariocas

São 02 (duas) cariocas tombadas pelo município. As mesmas eram utilizadas pela comunidade local para o suprimento de água, porém hoje são poucos os moradores que lembram das mesmas.
O acúmulo de lixo despertou a atenção ONG (organização não governamental) Marco terra, que atualmente administra as cariocas visando o seu aproveitamento como atrativo turístico.

Gruta Santa Rita de Cássia

Localizada na Rua Archias Ganz, no bairro do Bosque. Visitado por grande número de fiéis, que freqüentam o local para orações e devoções.

Parque Harry World

Centro para a prática do turismo em área natural. Possuí restaurante que serve comida típica tropeira aos sábados e domingos, centro de convenções, espaço para pescarias, piscinas naturais, “praia”, passeios de pedalinho, toboágua, playground, quadras de esporte, chalés para hospedagem, churrasqueiras, é palco de campeonatos de MotoCross.

Recanto Dona Elvira

Ótima opção de lazer, com muitas belezas naturais. Sua extensa área verde, araucárias seculares, degraus de rocha basáltica formando saltos e cachoeiras nos rios da região. Possuí área de camping e área para banho na orla do Rio Marombas. Localizado Rodovia sc- 457 distritos de Marombas, 14 km do centro.

Gastronomia

Devido à sua colonização por tropeiros, Curitibanos desenvolveu uma culinária peculiar, baseada principalmente nos costumes alimentares de seus fundadores. Dada a característica itinerante dos tropeiros, os pratos típicos da região são aqueles cuja elaboração, não exige uma infra-estrutura elaborada.

Podemos citar como exemplos mais significativos, o arroz de carreteiro, a paçoca de pinhão, a carne de porco frita, o virado de feijão e a couve refogada.
É interessante observar a ausência de pão e outros assados, permitindo a ausência de fornos e outros aparelhos que seriam inconvenientes.

Música

As tradições campeiras são marcantes na região de Curitibanos, é o berço de vários grupos tradicionalistas, grupos como CTG, danças gaúchas, resgatando a dignidade do tropeiro.

Regiões Turísticas

Localização

Curitibanos está localizada a 294km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias BR-470, SC-303 e SC-459

Hotéis e Pousadas em Curitibanos

Gaboardi Park Hotel
Praca da Republica, 200
Gaboardi Park Hotel
A partir de: R$ 145
Estrelas: 4 estrelas
Ver fotosGaboardi Park Hotel - Praca da Republica, 200
Preços e Reservas Online
Reserva Online Gaboardi Park Hotel no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Curitibanos

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Governo anuncia 60 Pontos de Cultura para Santa Catarina

Foram realizadas reuniões de capacitação para esclarecer as dúvidas das entidades interessadas em inscrever seus projetos, em diversos municípios, com a finalidade de ampliar a participação.

 

Agências de viagens e turismo em Curitibanos

C N Agência de Viagens e Turismo

Rua Vidal Ramos, 796
Centro - (49) 3241-0409

Jcn Agência de Viagem e Turismo

Salomão Carneiro de Almeida 388 Sala 05S
Centro - (49) 3241-0510

Scala Viagens e Turismo

Rua Coronel Vidal Ramos, 583
Centro - (49) 3245-1261

Scala Viagens e Turismo

Rua Coronel Vidal Ramos, 583
Centro - (49) 3245-1261