Gaspar



Para podermos compreender Gaspar de uma forma melhor, é preciso que se registre tudo desde o começo, e este começo nos leva a pré-história, quando o território catarinense era ocupado por grupos humanos a partir de 5.500 a.C. Depois vieram os índios, e segundo Baptista (1998, p.11) "... a população de índios carijós foi dizimada no litoral sul, no primeiro século de conquistas européias".

A autora também nos mostra que no século XVIII os índios Xoclengs refugiavam-se nas matas tropicais das encostas e vales da região, e a partir do século XIX eles foram perdendo seu território, dando cada vez mais lugar para o progresso da nação brasileira. Infelizmente foram incapazes de aproveitar os recursos oferecidos pela floresta e pelo rio e viviam apenas da caça e da coleta. Dormiam ao relento, sob a copa das árvores, eram nômades e as mulheres produziam cerâmicas, enquanto os homens, cestaria.

Mas a este território indígena começaram a chegar novos habitantes: o homem branco, o colonizador, e a história do nosso Estado aponta que estes brancos, os primeiros a chegar, estabeleceram-se nas terras do Itajaí-Açu.

Não se pode esquecer de citar a forte influência belga na colonização de Gaspar. Conforme informações da Prefeitura Municipal de Gaspar, em 1835 começaram a chegar os primeiros imigrantes de origem germânica que influenciaram grandemente a cultura gasparense e impulsionaram o seu desenvolvimento econômico.

Em 1875 começam a chegar os imigrantes de origem italiana contribuindo também com a formação cultural do gasparense. Em 1880 Blumenau foi elevada à categoria de cidade e Gaspar passou a ser seu Distrito.

Na década de 1930, lideranças locais mobilizaram-se, encontrando apoio nas esferas Federal e Estadual, conquistaram a emancipação política, sendo instalado o Município de Gaspar em 18 de março de 1934, tendo Leopoldo Schramm como primeiro prefeito. Gaspar hoje está em transformação. Busca diversificar sua economia, uma vez que a cidade possui deslumbrantes atrativos naturais e inúmeros vales, que junto com a riqueza e a diversidade cultural de sua gente darão sustentação a este desenvolvimento.

Como curiosidades sobre Gaspar podemos citar o único relógio instalado na América que, com uma só máquina, movimenta oito mostradores. É o relógio da Igreja Matriz. Gaspar também tem a peculiaridade de formar religiosos (bispos, padres e freiras), e preserva em áreas distintas seus costumes próprios, divididos por etnias: os alemães ficam ao norte do município, os italianos ao sul e os açorianos ao leste.

A cidade também se destaca nos esportes aéreos, haja vista possuir uma das melhores rampas para decolagem de parapente da região e pista asfaltada para ultraleves e até mesmo pequenas aeronaves, além de oferecer anualmente o maior festival de Aeromodelismo do país.

Regiões Turísticas

Localização

Gaspar está localizada a 120km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Gaspar

Hotel Raul's
Rua Itajaí 552
Hotel Raul's
A partir de: R$ 196,00
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosHotel Raul's - Rua Itajaí 552
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Raul's no Booking
Eco Hotel Arraial do Ouro
Rua Jose Junges, 6530
Eco Hotel Arraial do Ouro
A partir de: R$ 320
Ver fotosEco Hotel Arraial do Ouro - Rua Jose Junges, 6530
Preços e Reservas Online
Reserva Online Eco Hotel Arraial do Ouro no Booking
Fazzenda Park Hotel
Rua Joao Matias Zimmermann, 2299
Fazzenda Park Hotel
Ver fotosFazzenda Park Hotel - Rua Joao Matias Zimmermann, 2299






Agências de viagens e turismo em Gaspar

Parque Cascaéia

Parque Cascaéia

Gaspar Mirim - Gaspar/SC

 

Agência de Viagens e Turismo

Rua Anfiloquio Pires, 3626
Bela Vista - (47) 3335-0217

Reths

Rua Coronel Aristiliano Ramos, 283
Centro - (47) 3332-2837

Veja todos as agências de turismo