Lebon Régis



Por volta de 1895 chegavam aos campos e matas do Município os primeiros moradores vindos de várias comunidades Catarinenses e Paranaenses . Entre os pioneiros ou primeiros habitantes da terra destacavam – se Francisco de Souza, Nicolau Spautz, Miguel Spautz, Joaquim Pereira, Artur Barth e Alfredo de Almeida Mello. A história do Município de Lebon Régis está ligada às primeiras fazendas localizadas na Serra da Esperança, introduzidas pelos desbravadores Paulistas, após a conquista dos campos de Curitibanos, do Corisco e de São João. Já no século passado, as sesmarias possibilitaram a formação de alguns núcleos por causa do isolamento da região, foram pouco desenvolvidos.

Em 1903, na parte norte foi criado o Distrito de São Sebastião da Boa Vista. Em 1938, o distrito foi elevado a vila com o nome de Caraguatá e em 1950, passou a ser chamado de São Sebastião do Sul. Ao mesmo tempo, na parte sul, na região conhecida pelos antigos como Trombudo, formou-se outro núcleo que levou os nomes de Salto do Rio dos Patos, Fazenda do Salto e de depois como Santo Antônio do Trombudo. Foi um núcleo mais fácil de progredir pois era um local de passagem de tropeiros que faziam os caminhos Curitibanos – Caçador.O arraial de Santo Antônio do Trombudo tornou-se distrito em 1934. Em julho do mesmo ano passou-se a chamar de Lebon Régis.

Em 1938, o distrito de Lebon Régis passou a categoria de vila. Esta vila foi desenvolvendo-se e a população aumentou, chamando a atenção do Governo, que em 19 de Dezembro de 1958 juntou os distritos de São Sebastião do Sul e Lebon Régis, criando o Município de Lebon Régis. Em janeiro de 1959, o então Governador Irineu Bornhausen instala o Município de Lebon Régis. O nome do Município foi uma homenagem ao ilustre Catarinense General Gustavo Lebon Régis, que por ocasião da Campanha do Contestado entre 1912 e 1916, era Secretário Geral do Estado de Santa Catarina e traçou o primeiro ataque a Taquaruçu, um dos maiores redutos dos jagunços.O território que hoje forma o Município, foi cenário de lutas e combates sangrentos conflitos entre os caboclos e as forças militares. Muitas foram as conseqüências da Campanha e as pessoas idosas ainda hoje a seus descendentes narram, as aventuras e peripécias dos monges João Maria, José Maria e do Comandante Adeodato. Com a instalação do Município em 1959, assume provisoriamente a Prefeitura Antônio Granemann de Souza.

O Município a partir da emancipação, passou por uma fase de franco progresso, abrigando indústrias madeireiras, fábricas de crina vegetal desenvolvimento agropecuário, acelerando o conforto e o bem estar social que a cidade precisava.

No turismo, o município conta com atrativos naturais como a Cachoeira do Rio dos Patos: Cachoeira localizada no Rio dos Patos, cerca de 3 km do centro da cidade. Além da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Capitel Monge João Maria, Gruta Nossa Senhora de Guadalupe e Igreja Santo Antônio.

Regiões Turísticas

Localização

Lebon Régis está localizado a 439km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Lebon Régis








Agências de viagens e turismo em Lebon Régis