São Domingos



Inicia-se a história de São Domingos pelos meados de 1906, quando Balduino Scheffer vindo do Rio Grande do Sul, aqui se instalou como primeiro desbravador. Mais tarde, a família Diogo Ribeiro seguiu o exemplo, e aqui se instalou. Com o passar dos anos, em 1937, era criado a Distrito de Diogo Ribeiro, pertencendo ao município de Chapecó. Em 1942, o distrito mudou de nome passando a se chamar São Domingos, em homenagem a Fazenda São Domingos, que funcionava como sede da localidade. Em 1946, o distrito passou a pertencer ao Território Federal do Iguaçu. Em 1953, com a criação do município de Xaxim, São Domingos, passou a integrá-lo como Distrito. Em 1962, através de Lei Estadual N.º 864, São Domingos foi elevado à categoria de Município, com sua instalação oficial no dia 07 de abril de 1963 na região Oeste de Santa Catarina.

Distrito de São Domingos, conhecido na região como "a capital internacional da fé". Aqui está a sede da Igreja Católica Apostólica Conservadora do Brasil e recebe, diariamente, dezenas de fiéis que chegam em busca de cura, através da orientação espiritual do Bispo Patriarca Dom Darcy Milani. Na Praça Nossa Senhora das Graças, sede da Vila, encontra-se a Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Monumento de São Cristóvão, o Presépio Permanente, uma loja de artigos religiosos e uma loja de souvenires, com artesanato local. Vila Milani conta, ainda, com uma área de camping, com capacidade para 120 barracas, cantinas e restaurantes. A via de acesso é pela SC-466. Está localizada a 10 km do centro de São Domingos.

  • Café Colonial: Organizado pelo Clube das Mães da Linha Berthier, em parceria com outras entidades do município. Além do Café Colonial é realizada uma feira de artesanato com artistas locais. Realizado no Pavilhão da Igreja Matriz. Todos anos, no primeiro sábado de agosto.

Faimense (Feira Agroindustrial e Artesanal): Realizada no Parque de Exposição Dom Darcy Milani. Além das exposições há espetáculos de música e um tradicional almoço com churrasco. No mês de maio, a cada dois anos, em anos ímpares.

Festa de São Domingos, do Colono Agricultor e do Motorista: Procissão que sai da Igreja Matriz e vai até a imagem do primeiro padroeiro da cidade, São Cristóvão. Nas margens do Rio Bonito, onde fica a imagem, acontece um grande almoço de confraternização. Realizada todos os anos, no segundo final de semana do mês de agosto.

Jantar Italiano: Realizado na Vila Mariani. Além dos pratos típicos é servido o tradicional vinho Dom Darcy Milani. Após o jantar são feitas apresentações de dança. Todos os anos, no primeiro sábado de agosto.

Procissão e Festa Santa Cruz: A festa, que já existe há mais de 60 anos, atrai pessoas de todos os municípios da região. Realizada na Vila Milani, sempre no dia 14 de setembro.

Romaria Contra os Males do Câncer: Esse evento religioso atrai, todos os anos, cercade 9.000 pessoas. Realizada na Vila Milani, sempre no segundo final de semana de dezembro.

Semana do Município: São realizadas diversas atividades esportivas, recreativas, culturais, artísticas e educacionais. No dia do município acontece um jantar dançante, com apresentações de danças folclóricas, realizado pelo Leo Clube em parceria com Prefeitura Municipal. Anualmente, no mês de abril.

Semana Farroupilha: Mateadas na praça Germano Griss, cavalgadas, apresentações de danças típicas gauchescas, almoço campeiro e um baile com apresentações de trovas e poesias, lendas e cantigas. Realizada pelo CTG Querência Pampas, todos os anos, de 14 a 20 de setembro.

Cachoeiras e Cascatas

Cascata do Rio Chapecó: É um salto de 28 m de altura e 300 m de extensão. Localizado a 5 km do centro, na entrada da cidade. Mesmo sem infra-estrutura o local atrai centenas de turistas.

Camping

Prainha Camping de São Domingos: Um dos cartões postais do município. A Prainha possui ampla área de camping com restaurante, churrasqueiras, quiosques com mesas e bancos, estacionamento, banheiros, posto policial, um campo de futebol suíço e duas quadras de vôlei de areia. A área é margeada pelo Rio Chapecó. As águas rasas sobre rochas são propícias para o banho. Situada na Linha Cascata, a 7 km do centro, num terreno de aproximadamente 3,5 hectares. Aberta o ano todo. A via de acesso é pela SC 480.

Parques e Reservas Ecológicas

Parque Estadual das Araucárias: Tem uma área de 6125,211 m². Situada a 12 km do centro da cidade, via de acesso através da SC 480. O parque está recortado pelo Rio Jacutinga, afluente do Rio Bonito e recoberto de araucária.

Opções de Lazer

Prainha Camping de São Domingos: Um dos cartões postais do município. A Prainha possui ampla área de camping com restaurante, churrasqueiras, quiosques com mesas e bancos, estacionamento, banheiros, posto policial, um campo de futebol suíço e duas quadras de vôlei de areia. A área é margeada pelo Rio Chapecó. As águas rasas sobre rochas são propícias para o banho. Situada na Linha Cascata, a 7 km do centro, num terreno de aproximadamente 3,5 hectares. Aberta o ano todo. A via de acesso é pela SC 480.

Localização

São Domingos está localizada a 590 Km da capital, Florianópolis.

Acesso

Por terra: O acesso pode ser feito através das rodovias SC – 480 (Xanxerê/SC); SC – 466 (Mariópolis/PR)

Hotéis e Pousadas em São Domingos








Agências de viagens e turismo em São Domingos

Bampitur

Rua Benjamin Constant 1067
Centro - (49) 3443-0153

Transportes Bernardi

Linha Vila Milani
Interior - (49) 3443-0324