Sombrio



Os primeiros habitantes do território onde se localiza o município de Sombrio foram os índios Carijós. O começo da colonização foi marcado pela compra da sesmaria Rodrigues, por Manuel Rodrigues e Luciano Rodrigues da Silva. A extensão de terras era de 342 km², com frente no litoral, desde o rio Mampituba até o Arroio Grande, e com três léguas de fundo (18km). Assim como outras sesmarias, a sesmaria Rodrigues foi aos poucos se subdividindo através da venda ou por herança. Em Sombrio iniciou-se, então, um regime de pequenas propriedades.

Em 19 de fevereiro de 1965, Sombrio foi elevada a sede de comarca pela Lei Estadual n.º 3787. A comarca foi instalada em 1 de março de 1966. Localizada no Extremo Sul Catarinense, faz parte do ecossistema hidrográfico do rio Mampituba , do qual fazem parte rios e lagoas, destacando-se a lagoa do Sombrio, uma das maiores lagoas de Santa Catarina. As principais culturas são de fumo, arroz, mandioca, banana, feijão e milho, com algumas cabeças de gado para corte e ordenha.

A maior festa do município é o ArraialFest, com o objetivo do resgate cultural açoriano, festa com muita animação, comida típica e desfile de carros alegóricos.

Sua colonização foi feita principalmente por açorianos, portugueses, italianos e alemães.

Tem como principais pontos turísticos as Furnas (HOJE uma de suas grutas esta tomada por santos, colada com cimento, a outra gruta das 4 que tem e que antigamente tinha um lago amarelo lindo, fui tapado e se encontra um bar, o maior descaso dos prefeitos, sombriense nativo e da justiça que não fazem nada para preservar as furnas), Lagoa do Sombrio e o calçadão.

Suas principais datas festivas são o aniversário da cidade, em 30 de dezembro, e o Arraialfest, uma grande festa realizada a cada dois anos, geralmente no dia 13 de julho.

Desde muitos anos busca-se uma explicação para este nome, que a muitos não agrada, devido a tristeza que o mesmo erroneamente parece encerrar. No caso presente o nome liga-se à palavra sombra, lembrando repouso. Certas figueiras que serviam de lugar onde o caminheiro descansava, fugindo da canícula, das horas de calor, sombreavam pessoas, advindo desta o nome de cidade. Na época esse era o único caminho até Viamão e, apesar de muitos viajantes pararem à sombra das árvores para descansar - daí o nome da cidade -, somente em 1820 surgiu o vilarejo que deu origem a Sombrio.

Localização

Sombrio fica a 240km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR-101 e SC-485

Hotéis e Pousadas em Sombrio








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Sombrio

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Curta a 18º AÇOR, em Sombrio  (SC)

Curta a 18º AÇOR, em Sombrio (SC)

O AÇOR é uma festa itinerante e cada ano acontece em uma cidade diferente. Nela se tem o mais autêntico e original no litoral catarinense, em relação, ao Folclore, Gastronomia, Artesanato, Religiosidade, Danças e Cantorias herdado dos açorianos