Videira



Videira é a cidade do vinho, das aves, dos suínos e é o berço da Perdigão. Com sua gente simples e hospitaleira, oferece a pacata rotina de uma cidade naturalmente bela e cheia de surpresas.

Situado no Vale do Rio do Peixe, o município está a 450 km da capital, Florianópolis. Tem uma área de 378,4 km2 e faz limites com os municípios de Caçador e Rio das Antas, ao Norte; Pinheiro Preto, ao Sul; Fraiburgo e Tangará, a Leste; e Arroio Trinta e Iomerê, a Oeste.

Possui clima úmido do tipo temperado, com as estações bem definidas e temperaturas médias que variam de 35º C no verão a 0º C no inverno.O acesso terrestre pode ser feito pelas SCs 453 e 303. O aéreo, através do Aeroporto Municipal Prefeito Ângelo Ponzoni.

A população atual é de aproximadamente 50 mil habitantes e tem nas atividades industriais, comerciais e agrícolas a base de sua economia. No setor primário, o destaque é a fruticultura de pêssego, ameixa e uvas, sendo a maior produtora do estado de frutas de caroço; na pecuária, destaca-se na criação de suínos, aves e bovinos de leite; e no comércio e indústria, o forte são as cantinas de vinho, indústrias de sucos e a Empresa Perdigão, um dos maiores frigoríficos da América Latina, absorvendo a maior fatia da produção de aves e suínos do município e da região, gerando milhares de empregos.

Videira abriga ainda um dos campi da Unoesc, terceira maior universidade em número de alunos do Sistema Acafe, com destaque para os cursos de Administração, Biotecnologia Industrial, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia Sanitária e Ambiental e Farmácia.

Pela topografia acidentada, característica peculiar da região, Videira possui muitos atrativos naturais como rios, cascatas e áreas verdes. Os principais pontos turísticos do Município são o Museu do Vinho Mário de Pellegrin, (foto), o Observatório Astronômico Municipal Domingos Forlin, que recebe milhares de visitantes todos os anos (foto), além da Igreja Matriz Imaculada Conceição, a Praça do Coreto e a Praça Nereu Ramos, entre outros.

Em dezembro de 2002, recebeu oficialmente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina a denominação de “Capital Catarinense da Uva e Berço da Perdigão”.

Videira é 14ª economia do Estado e 8ª em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Localização

Videira está localizada a 453km da capital do estado.

Acesso

Por terra: O acesso terrestre pode ser feito pelas SCs 453 e 303.

Por ar: O aéreo, através do Aeroporto Municipal Prefeito Ângelo Ponzoni.







Hotéis e Pousadas em Videira

Hotel Das Videiras
Rua Paulo Ogliari, 52
Hotel Das Videiras
A partir de: R$ 184,00
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosHotel Das Videiras - Rua Paulo Ogliari, 52
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Das Videiras no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Videira

Notícias > Turismo > Turismo nacional

O outono finalmente chegou. É hora de viajar pelo Brasil

O outono finalmente chegou. É hora de viajar pelo Brasil

Entre a intensidade do verão e o frio do inverno, o outono é a estação do ano ideal para quem está procurando viagens mais tranquilas. O Brasil, mesmo sendo conhecido pelo seu clima ensolarado, não deixa a desejar nessa estação cheia de charme

 

Agências de viagens e turismo em Videira