Adamantina



Trata-se de uma ação sociocultural que exerce forte influência na formação humana. Trabalha aspectos físicos, emocionais, intelectuais, sociais e culturais e desenvolve princípios básicos de disciplina, solidariedade, dignidade, caráter, criatividade, constância, segurança e fraternidade, em uma importante e decisiva faixa etária.

Sua história também está associada à Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização (CAIC) que, em 1937, voltou sua atenção para a zona do espigão do Aguapeí-Peixe, reiniciando a colonização da região em continuidade ao processo que já havia começado no Estado. A partir de negociação entre a CAIC e a firma Boston Castle Company Limited, ficou estabelecido, então, que, em 1938, seria aberto um caminho na mata, aproveitando-se os trechos mais antigos.

Nesse mesmo ano, foi iniciada a abertura das estradas laterais de penetração e, sob a direção do engenheiro Alberto Aldwini, também a venda de terras. O plano de colonização da CAIC dividiu a gleba em pequenos lotes, eliminando o latifúndio e formando propriedades com área média de 10 alqueires, todas servidas por água e estradas.

O surto cafeeiro e a chegada da ferrovia com ponto final no município proporcionaram o rápido crescimento de Adamantina e da área que se estendia até o Rio Paraná, fazendo convergir, para a região, passageiros e a produção agrícola. Em 24 de dezembro de 1948, foram criados o distrito e o município de Adamantina com território desmembrado do distrito sede de Lucélia e do distrito de Aguapeí do Alto, atual município de Flórida Paulista.

- 1937: Chegada dos primeiros habitantes da região - funcionários da Companhia Agrícola Imigração e Colonização -CAIC.

- 1938: Término da abertura do caminho que liga a cidade de Tupã a Adamantina.

- 1939: Início dos loteamentos na região.

- 1947: Construção do primeiro cinema e outras edificações.

- 1948: Em 24 de dezembro é sancionada a Lei nº 233, criando o Município de Adamantina.

- 1949: Em 2 de abril é instalado o município. Primeira eleição municipal.

- 1950: Criação e instalação da paróquia de [Santo Antônio]. Desenvolvimento da infraestrutura com a chegada da estrada de ferro, delegacia de polícia, posto de saúde, ampliação da rede elétrica, ginásio e escola normal, pavimentação, etc...

Localização

Adamantina fica localizada a 593km da capital do estado.

Acesso

Por terra: O acesso pode ser feito através da SP-294 - Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.

Hotéis e Pousadas em Adamantina








Agências de viagens e turismo em Adamantina

Adelon Turismo

Rua Antônio Schimidt Villela, 1128
Vila Fátima - (18) 3521-2203

All Time

Rua Deputado Salles Filho, 472
Centro - (18) 3521-3970

Brajatur Turismo

Rua Oswaldo Cruz, 369
Centro - (18) 3521-4161

ButterlyS Agência de Viagens e Turismo Ltda

Rua Maria Eugênia, 111
Tatuapé - (18) 6941-9538

Veja todos as agências de turismo