Agudos



Agudos chamava-se inicialmente “São Paulo dos Agudos” por São Paulo ser o padroeiro da cidade e situar-se a mesma na serra dos Agudos.

Até meados do século XIX selvagens dominavam completamente o oeste paulista (tribo dos caingangues). A partir daí começam a aparecer na região paulistas e mineiros, os primeiros exploradores da terra para cultura.

Dentre eles, destacam-se três nomes de grande importância para a história de Agudos: Faustino Ribeiro da Silva, Cel. Delfino Alexandrino de Oliveira Machado e Benedicto Ottoni de Almeida Cardia.

Faustino Ribeiro da Silva, mineiro, veio para esta região por volta de 1853, quando adquiriu grandes extensões de terra.

Em 1893 doou uma parte dessa área( aproximadamente 13 alqueires) à Igreja, onde foi construída a primeira capela em torno da qual São Paulo dos Agudos se desenvolveu.

Um pouco mais tarde na década de 80 do século XIX, residindo em Lençóis, transferiram-se para São Paulo dos Agudos os agricultores Delfino Alexandrino de Oliveira Machado e seu genro Benedicto Ottoni de Almeida Cardia reconhecendo a superioridade das terras do nosso município, em relação às de Lençóis, ideais para o plantio de café.

Aqui estava o futuro da agricultura na qual estavam interessados : a Serra dos Agudos.

Cel. Delfino, líder político agudense, dedicou grande parte de sua vida com trabalho incansável para que Agudos se firmasse como uma cidade próspera e influente.

Tinha acesso às esferas mais altas do governo tendo sido o autor da representação pedindo para Agudos, em 1897, a criação do Distrito de Paz. O povo de Agudos elege-o primeiro juiz do Distrito de Paz.
Empenhou-se para que o mesmo Distrito de Paz fosse elevado à categoria de Município ( Lei n° 543, de 27 de julho de 1898).

Encabeçou uma representação ao Presidente do Estado para que Agudos conquistasse a Comarca , quando foi promulgada a Lei 635, de 22 de julho de 1899, que “tranfere para a Vila de São PAulo dos Agudos” a sede da Comarca de Lençóis.

Cap. Benedicto Ottoni, próspero agricultor, empreendedor, corajoso, estimado por todas as camadas sociais da população foi eleito o primeiro “Prefeito Municipal de Agudos” ( cargo chamado na época de “intendente” eleito em 20 de fevereiro de 1899.

Localização

Agudos está localizado a 320km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através de interligação com a Rodovia Castelo Branco

Hotéis e Pousadas em Agudos

Hotel Estancia Bonanza
Rua Grecia, chacara 10
Hotel Estancia Bonanza
Ver fotosHotel Estancia Bonanza - Rua Grecia, chacara 10






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Agudos

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Centro-oeste paulista lança roteiro turístico

Lençóis Paulista será sede do lançamento do Catálogo do Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista no dia 3 de dezembro