Birigui



Como as principais cidades da região, Birigui, surgiu e cresceu a partir da Estrada de Ferro Noroeste, construída no início do século. No começo foi uma chave na clareira, situada entre os quilômetros 259 e 261 que em 1908 passou a ser um ponto de parada de locomotivas. O povoado foi fundado em 7 de dezembro de 1911 pelo Senhor Nicolau da Silva Nunes, um português de espírito empreendedor, natural da Freguesia de Moutamorta, Trás-os Montes.

O fundador manteve na futura cidade a denominação dada pelos trabalhadores da ferrovia local. O nome Birigui teve origem na língua Tupi-Guarani, os índios usavam esta palavra como o significado de "mosca que sempre vem"para um minúsculo mosquito hematófago que incomodava a todos e era bastante freqüente na região.

Nicolau da Silva Nunes conheceu a região atraído por um artigo de jornal, na primeira visita se encantou com a exuberância e fertilidade das terras da região, principalmente das que envolviam a chave de Birigui. Adquiriu, assim, 400 alqueires para si e seus representados, Antonio Gonçalves Torres e Afonso Garcia Franco, e quando voltou para Sales de Oliveira, a cidade onde morava, colocou os lotes à venda.

A visão futurista de Nicolau da Silva Nunes lhe revelava que aquelas florestas, a terra fértil e as águas límpidas emanavam progresso. A única dificuldade no seu empreendimento foi os seus vizinhos, os índios Coroados.
Para evitar que assustassem seus clientes ele usou de artifícios, pediu, até que apagassem o rastro dos índios e passou a morar no local, em dois vagões para demonstrar segurança.

Entretanto nem a hostilidade dos índios e nem a presença do pequeno mosquito desencorajou os primeiros habitantes. Os primeiros moradores que acompanharam o fundador foram os senhores Francisco Galindo Romero, Manoel Inácio, Francisco Galindo de Castro e sua esposa, Dona Antonia Real Dias, primeira mulher a morar aqui.

A primeira casa foi erguida feita de taipa, na confluência das atuais Ruas Silvares e Fundadores. Lucas Scarpin, Antonio Simões, Faustino Segura, Ricardo Del Nery, João Galo, França Contel e Giuzeppe Fonzar foram alguns dos pioneiros.

Em 1.912, Birigui ganha mais um habitante, José Cordeiro, um típico capitão bandeirante que deixa Lençóis Paulista com sua expedição e se junta ao povoado. Manuel Bento da Cruz funda a companhia de Terras, Madeiras e Colonização São Paulo, tendo como desbravadores Roberto Clark e James Mellor.

Com o passar do tempo, a lavoura vai ocupando o que era mato. Vai surgindo o nosso ciclo do café. Com este progresso galopante, Birigui alcança sua emancipação no dia 8 de Dezembro de 1.921, apenas dez anos depois após sua fundação. Em fevereiro de 1922 é eleita a primeira Câmara Municipal de Birigui, um mês depois Archibald Thomas Clark toma posse como nosso primeiro prefeito. Daqueles tempos até o dia de hoje, o progresso da cidade não parou. Da fase áurea da monocultura ao café ao maior polo da industria do calçado infantil da América Latina foi a trajetória desta cidade que transformou um quase pejorativo nome de mosquito em um orgulhosos BIRIGUI - A Pérola da Noroeste.

Da primeira casa de taipa às mansões e edificações modernas; do primeiro cruzeiro à Igreja Matriz; do telégrafo à Internet; da máquina de beneficiar café à produção de calçado. Crises houveram, mas nada intimidou este povo laborioso. E Birigui segue seu rumo progressista de um povo trabalhador e ordeiro, que tem na divisa de sua bandeira, realmente o seu lema: LABOR OMNIA VINCIT - O Trabalho Tudo vence.

No último recenseamento de 2000 a cidade tinha 94.325 habitantes e em 2002 já supera os 100.000 habitantes.

:: Turismo Rural
- Leite Vacas de qualidade e ordenha canalizada
- Propriedades modelo e assistida
- Suínos
- Cortes
- Alambique
- Artesanato rural
- Quermesse o ano inteiro nos bairros rurais com produtos tipicos
- Festa do porco light no segundo semestre

:: Clube de Pesca e Lazer ¨Lagoa Dourada¨
Localizado na estrada do baixotes. Menos de 4 km do centro da cidade e 1 km do Bairro Jandaia.
O mais completo da região. Tem praia, pesca, piscina, aquário, lanchonete, sala de jogos, pista para correr pista para aeromodelismo.
Estacionamento, passeio a cavalo, tanque de mergulho, Ducha e Chuveiro quente, sala com telão e vídeo, mini-fazenda com aves e animais, quadras de Volei e futebol de areia e muita sombra e água fresca.
É um bom local de para passar o fim de semana ou feriado.
Funciona de quinta-feira, sexta-feira, sábado, domingo e feriado.
A entrada é gratuita.

:: Clube de Rodeio ¨ Espora de ouro¨
Fica na rua Fernando Castilho, s/n saída para Coroados onde é realizada todos os anos em Agosto, a festa do Peão , um dos maiores eventos de toda a região, com os maiores shows de rodeios de Brasil.
O recinto foi inaugurado em 1987 na avenida Euclides Miragaia, em 2000 mudou-se para o local atual.
É o segundo maior recinto de rodeio do Brasil, com a capacidade para 60.000 pessoas e recebeu mais de 150.000 pessoas nos 4 dias de festas.
Tem um barracão de festas com capacidade para 10.000 pessoas, onde são realizados os bailes, exposições e eventos populares.
Recebeu o nome de recinto de rodeio deputado ROQUE BARBIERI em homenagem ao ilustre deputado estadual de Birigui, pelos relevantes trabalhos realizados em prol da comunidade birigüiense.

Localização

Birigüi fica localizada na Região Noroeste do Estado de São Paulo, distante 521 Km da Capital do Estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da Marechal Rondon, Eng.º Gabriel Melhado Filho e Senador Teotônio Vilela.

Hotéis e Pousadas em Birigui

Birigui Palace Hotel
Praca Dr. Gama 252
Birigui Palace Hotel
A partir de: R$ 120
Ver fotosBirigui Palace Hotel - Praca Dr. Gama 252
Preços e Reservas Online
Reserva Online Birigui Palace Hotel no Booking
Arco Hotel Express Birigui
Rua Saudades, 700
Arco Hotel Express Birigui
A partir de: R$ 113,99
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosArco Hotel Express Birigui - Rua Saudades, 700
Preços e Reservas Online
Reserva Online Arco Hotel Express Birigui no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Birigui

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Virada Inclusiva terá 24 horas de cultura e esporte em São Paulo

Virada Inclusiva terá 24 horas de cultura e esporte em São Paulo

Mais de 500 shows, teatro, oficinas e atrações esportivas ocorrem nos dias 3 e 4 de dezembro para festejar a inclusão das pessoas com deficiência

 

Agências de viagens e turismo em Birigui

Alpha Turismo

Rua Afonso Pena, 136
Vila Pontes - (18) 3642-0302

Bariri

Rua Doutor Carlos Carvalho Rosa, 574
Silvares - (18) 3642-1470

Classe A Turismo

Rua João Galo, 1296
Centro - (18) 3642-0180

Estrela Turismo

Rua Azul, 447
Jardim Toselar - (18) 3641-4585

Veja todos as agências de turismo