Boituva



Boituva tem um potencial turístico promissor. Considerada como a Capital Nacional do Pára-quedismo Civil, a cidade tem um clima invejável, que proporciona ótimas condições para o lazer e o turismo rural, através de seu relevo geográfico e condições naturais coexistindo com alto índice de oxigenação do ar.

A cidade possui rede hoteleira com 5 hotéis, com quartos de luxo/semi-luxo, 2 Hotéis de Lazer, 2 campings, 4 casas noturna, 3 estádios, 6 pesqueiros, 66 praças, 1 cinema e 1 Parque Ecológico, entre outros.

Através destas opções de lazer, é possível passar momentos de descontração com a família e amigos, prestigiar o esporte, desfrutar de fontes de água natural e também usufruir da tranqüilidade encontrada.

O Centro Nacional de Pára-quedismo, que possui 34 anos de existência, considerado referência nacional e internacional, é conhecido pela sua infra-estrutura completa em hospedagem e gastronomia. Semanalmente recebe pessoas de todo Brasil, com seu espaço para camping, hotel, restaurante e lojas de artigos para uso no esporte do pára-quedismo.

No Centro de Eventos Francisco Gianotti são promovidos os eventos tradicionais da cidade como o Festival de Rodeio que marca a Boituvana, festa em comemoração ao aniversário da cidade promovida no mês de setembro e a Festa de São Roque, tradicionalmente um sucesso, pois faz homenagem ao padroeiro do município. Completam anualmente o calendário de eventos realizados na cidade o Carnaval Popular, o Carnaval no Ar, a Festa Junina da Apae, a Semana da Primavera, o Fest-Riso, o Mês da Cultura e o Natal de Luzes.

Boituva ainda possui um conjunto de 5 mil propriedades (chácaras em todo o município), algumas estão até se equipando para se transformar em hospedagem (pousadas), recebendo turistas por temporada ou mesmo nos fins de semana durante o ano inteiro.
Cerca de 23,18% dos turistas possuem residência fixa na cidade (Pesquisa realizada pela UNIMAR), sendo que 96% dos turistas acham fácil o acesso à cidade (Pesquisa realizada pela DIMTUR), e costumam gastar até R$ 300,00 na cidade.

Outro índice interessante, é que o público freqüentador é predominantemente na faixa etária de 15 a 44 anos, com alto grau de escolaridade. Possuem renda mensal que varia de 15 a 20 salários mínimos, têm carro e casa própria. Essa demanda potencial, que viaja normalmente com a família e amigos, é atraída principalmente pela cultura e lazer oferecida pela cidade. Os visitantes de Boituva são principalmente moradores da cidade de São Paulo.

Parcerias com órgãos interessados como o Senac e outros, ajudam na valorização das potencialidades no setor, gerando mão de obra qualificada. As áreas de turismo e hotelaria dispõem de 3.600 empregos diretos e indiretos, que representam 25% da população economicamente ativa da cidade.

A cidade possui vários haras que promovem eventos eqüestres de grande porte como leilões, exposições e competições com cavalos campeões da raça Puro-Sangue Lusitano (andaluz) e outras raças, destacando-se o Haras Villa do Retiro.

No turismo de agronegócios abriu-se a visitação ao Bass Piscicultura, que desenvolve um trabalho com peixes para engorda de diversas espécies, sendo fornecedor para dois grandes frigoríficos da região. Os turistas podem adquirir conhecimentos sobre piscicultura ou até fazer um estágio de uma semana no local.

Como pode-se ver, a cidade de Boituva possui uma estrutura invejável para o turismo, e com esse referencial a cidade está engajada às principais secretarias e órgãos de turismo do Brasil, como: o Plano Nacional do Turismo (PNT). Este programa tem como objetivo melhorar a qualidade do produto turístico brasileiro, através de um trabalho de conscientização da base, que é o município, sobre a importância econômica e social do setor.

Conta também com uma parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) e está solicitando a Secretaria de Turismo do Estado, a elevação do município de Boituva à condição de Estância Turística, incentivando a elaboração do desenvolvimento sustentável do turismo, atraindo investimentos para a cidade, mudando para melhor a situação econômica e social, a qualidade de vida e as condições ambientais.
A cidade possui atualmente uma associação de Turismo, formada por 100 empresários ligados à rede hoteleira, lazer e comércio e está participando de um roteiro regional com outros municípios para a prática de esportes radicais na terra, água e ar, denominado "Roteiro dos Esportes Radicais".

O turismo é, na atualidade, uma das principais atividades econômicas geradoras de renda e emprego no município. É difícil imaginar um produto que seja mais local e globalizado que o turismo: a atividade econômica deste novo milênio.

Localização

Boituva está à 100Km de São Paulo, à 100Km de Campinas e 30Km de Sorocaba.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia SP-280

Hotéis e Pousadas em Boituva

Hotel Rafeli
Rua Maria De Lourdes Amadei, 120
Hotel Rafeli
A partir de: R$ 165
Ver fotosHotel Rafeli - Rua Maria De Lourdes Amadei, 120
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Rafeli no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Boituva

Notícias > Aventura

Paraquedismo é atração do feriado em Boituva

Paraquedismo é atração do feriado em Boituva

Cidade paulista vira palco de dois eventos da modalidade de hoje até terça-feira

Notícias > Aventura > Competições regionais

Brasileiros tentam quebrar recordes de paraquedismo

Brasileiros tentam quebrar recordes de paraquedismo

A equipe de paraquedismo Brazilian Dream Team estará no Arizona (EUA) com o objetivo de vencer mais um desafio: quebrar os recordes sul-americano e brasileiro de formação em queda livre

Notícias > Aventura > Competições internacionais

Brasileiros estão prontos para quebra de recorde de paraquedismo

Brasileiros estão prontos para quebra de recorde de paraquedismo

A equipe Brazilian Dream Team (BrDT) já está pronta para a quebra do recorde sulamericano de Formação em Queda Livre

Notícias > Turismo > Turismo de aventura

Turismo radical em Boituva (SP)? Vem que tem!

Turismo radical em Boituva (SP)? Vem que tem!

Escola de paraquedismo mais tradicional da América Latina tem altos padrões de atendimento

Notícias > Livros, Revistas e Jornais > Revista Aventura & Ação

Na onda dos Acampamentos de Férias

Na onda dos Acampamentos de Férias

Temperada com boas pitadas de criatividade e pedagogia, a programação dos acampamentos de férias costuma misturar diversão, esportes, ecoturismo e educação ambiental, ganhando cada vez mais simpatia dos pais das crianças e adolescentes

 

Agências de viagens e turismo em Boituva

Nair Guerjik Operadora de Viagens e Turismo

Rua João Batista de Arruda N 368
Jardim Esplanada - (15) 0000-0000

Noite & Dia Turismo

Rua Coronel Arruda Botelho, 200
Centro - (15) 3263-4856

Saks Jneme

Rua Professor José Assad Atalla Júnior, 183
(15) 3363-1488

Seculo Xxi

Rua Expedicionário Boituvense, 65
Centro - (15) 3263-3151

Veja todos as agências de turismo