Brodósqui



O surgimento da cidade de Brodowski está ligada aos projetos de expansão da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, no final do século XIX. Em 1873 foi iniciada a construção da ferrovia Campinas a Mogi-Mirim, com ramal até a cidade de Amparo, e, mais tarde, até às margens do Rio Grande, passando por Casa Branca e Franca.

Os trilhos cortaram as terras da Fazenda Belo Monte, entre Jardinópolis e Batatais, após a inauguração da estação de Batatais em 3/ 10/ 1.886 com a presença do imperador D. Pedro II e sua esposa a imperatriz Tereza Cristina. O dono da fazenda, coronel Lúcio Eneas de Melo Fagundes, propôs à companhia a doação de área em suas terras para a construção de uma estação, ação apoiada pelos vizinhos do coronel, a Cia. Mogiana recebeu com simpatia a idéia. O inspetor-geral da Cia. Mogiana na época, o engenheiro polonês Alexandre Brodowski foi o responsável pelo encaminhamento do pedido e pela construção da estação e em 5/ 09/ 1.894 era inaugurada a estação com armazém e pátio de manobras que recebeu seu nome em homenagem.

No local da estação começou a crescer um povoado, que viria a ser o município de Brodowski. A emancipação da localidade, elevada à categoria de Município, se deu através da Lei n.º 1381 em 22 de agosto de 1913. Na oportunidade, era presidente do Estado o Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves e Secretário do Interior, o Dr. Altino Arantes.

Brodowski é uma cidade pacata e muito sossegada. Uma cidade pequena que todos os cidadães se conhecem boa para viver.

Localização

A cidade está localizada a 337km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Brodósqui








Agências de viagens e turismo em Brodósqui

Machado Tur

Rua Floriano Peixoto, 604
Centro - (16) 3664-4343

Machado Tur

Rua Floriano Peixoto, 604
Centro - (16) 3664-4343