Buri



Buri, nasceu as margens do Rio Apiaí com o nome de Porto do Apiaí. Era passagem e pouso de tropeiros, que com seus carros de bois, levavam mercadorias para Itapetininga e Sorocaba, e de lá traziam coisas para o Sul.
Aqui paravam formando acampamentos, onde cantavam versos sertanejos e toadas românticas.

Reuniam-se às margens do rio, que junto com seus afluentes os Rios Apiaízinho e Apiaí-Mirim, cortavam e recortavam nossa cidade fazendo dela uma terra fértil graças aos grandes mananciais, produzindo pastagens próprias e o desenvolvimento agropecuário.

A Mudança

Buri ainda era Porto do Apiaí e pertencia a Itapeva da Faxina, mas já era um próspero povoado quando nos anos de 1884 a 1886, foi construída a Igreja de São Roque (Matriz), nosso padroeiro.

Muitas pessoas foram ficando por aqui, desistindo das longas jornadas de tropeiros. Assim formavam-se novos núcleos familiares, que faziam o povo crescer.

Buri Distrito

Em 18 de Novembro de 1895, Porto do Apiaí foi elevada a Distrito Policial, continuando porém a pertencer a Itapeva.
Em 1907 a Estrada de Ferro Sorocabana instalou sua rede ferroviária sobre nosso solo, fortalecendo a evolução de nossa terra.

Porto do Apiaí foi elevada a Distrito de Paz no dia 20 de Novembro de 1907, e recebeu o nome de BURI em virtude de grande quantidade de buritis nos campos adjacentes.

Em 1921, Augusto Batista do Canto então escrivão de Júri, juntamente com o Meritíssimo Juiz da época, o Dr. José Pires Fleury, lavrou a instalação do município de BURI.

Localização

Buri está localizada a 270km da capital do estado

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia SP-189







Hotéis e Pousadas em Buri








Agências de viagens e turismo em Buri