Cajuru



Proprietária de uma grande extensão de terras e cheia de uma fé piedosa, dona Maria Pires de Araújo, apoiada e em colaboração com seus filhos, doaram para a Igreja em 11 de novembro de 1821 algum terreno para a construção de uma capela em honra do fundador da ordem beneditina, curada em 16 de março de 1835, e em volta da qual foi se formando um povoado que recebeu o nome de São Bento do Cajuru, uma referência ao santo que se tornou desde o princípio orago da cidade e ao nome que os índios que habitavam o lugar o chamavam à época da chegada dos tropeiros.

De início, a povoação encontrou-se sob a jurisdição do município de Batatais, mas o seu crescimento de deu de forma tão rápida que, em 19 de fevereiro de 1846, o império assentou a criação da Freguesia do Cajuru. A partir daí, tornou-se parte do município de Casa Branca, até 10 de julho de 1850, véspera dos festejos de São Bento, quando voltou para a custódia do município de Batatais.

Quinze anos mais tarde, em 18 de março de 1865, a cidade foi elevada à categoria de vila. Conseguiu a emancipação pouco mais de um ano depois, em 18 de agosto de 1866, considerada, a partir de então, a data de fundação definitiva de Cajuru.

Regiões Turísticas

Localização

Cajuru está localizada a 360km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias SP-333 e SP-338







Hotéis e Pousadas em Cajuru








Agências de viagens e turismo em Cajuru