Capivari



Por ser a terra natal dos poetas Amadeu Amaral e Rodrigues de Abreu, o município é conhecido como a "Terra dos Poetas".

No começo do século XVIII, diversas monções partiam de Porto Feliz rumo a Cuiabá, onde ricas jazidas de ouro foram descobertas. Mas a viagem, feita pelos rios, era penosa. Muitos morriam pelo caminho, sucumbindo à fome ou devido às lutas durante o percurso.

Às margens dos rios formavam-se diversos acampamentos, que eram utilizados para descanso ou degrego daqueles que desagradavam os governadores das capitanias.

Por volta do ano de 1800, uma colina às margens do Capivary (rio das capivaras) via uma pequena população dando início ao que, no futuro, seria o município de Capivari.

Em 1813 o pequeno povoado é oficializado como freguesia, nos sertões de Itu, sob o nome de São João Batista do Capivary. Em 5 de junho de 1820 (189 anos) é celebrada a primeira missa, em uma capelinha rodeada por grande número de casas, pelo padre João Jacinto dos Serafins.

No dia 10 de julho de 1832 (177 anos) o povoado é oficialmente elevado à condição de vila, recebendo o nome de Vila de São João Baptista do Capivary de Baixo. Usou-se "Capivary de Baixo" para distinção da Vila de São João Baptista do Capivary de Cima, hoje Monte Mor. Esta data é considerada como o dia de fundação de Capivari.

Em 21 de outubro de 1875 os trilhos da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro chegam ao município.

Localização

Capivari está localizada a 108km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias SP-101, SP-306 e SP-308

Hotéis e Pousadas em Capivari








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Capivari

Notícias > Ambiente > Encontros e eventos ambientais

Oitenta países já confirmaram presença na Rio +20

Oitenta países já confirmaram presença na Rio +20

A água será um dos temas-chave do evento.Visará colocar as ideias em prática, porque as pessoas precisam viver de forma sustentável em todas as partes do mundo

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Virada Inclusiva terá 24 horas de cultura e esporte em São Paulo

Virada Inclusiva terá 24 horas de cultura e esporte em São Paulo

Mais de 500 shows, teatro, oficinas e atrações esportivas ocorrem nos dias 3 e 4 de dezembro para festejar a inclusão das pessoas com deficiência

Agências de viagens e turismo em Capivari

Aton Turismo

Rua Barão do Rio Branco 465
Centro - (19) 3491-5587

Azul Turismo

Rua General Osório, 445
Centro - (19) 3491-1961