Catanduva



Até hoje ninguém sabe quem fundou Catanduva, mas crê-se em duas histórias, tendo em base que seu 1º nome era "Cerradinho", uma vilinha construída às margens do rio São Domingos. As histórias são:

  • José Lourenço Dias Figueiredo, de Minas Gerais, havia comprado propriedades em 1850. Em 1889, Joaquim Figueiredo, seu filho, tomou posse dessas terras e começou o cultivo delas e a construção da primeira casa de telhas.
  • Já a outra história diz que Antônio Maximiano Rodrigues fundou a cidade. Natural de Conceição do Rio Verde, no estado de Minas Gerais, teria adquirido terras na região de Catanduva, por volta de 1850, e nelas se estabelecido em 1892, quando fez a doação de 10 alqueires da sua propriedade para patrimônio da Paróquia de São Domingos, batizada com o nome, já mencionado, de Cerradinho por se encontrarem tais terras encravadas na Fazenda de São Domingos do Cerradinho. Outros, ainda, optam pelo nome de Domingos Borges da Costa (vulgarmente conhecido por "Minguta") velho que se radicou nas cercanias da povoação nascente, à beira de um riacho, hoje denominado Minguta.

A Imperial Estrada do Taboado que de Jaboticabal aprofundava pelo alto sertão, passando por Monte Alto, Vista Alegre do Alto, Palmares Paulista (antigo Cordão Escuro), Tabapuã e Rio Preto até atingir o Porto de Taboado, no rio Paraná, era a principal via de penetração, naquela época, absorvendo todo o movimento comercial da região. Por força desse determinismo geográfico, Cerradinho tornou-se tributário de Cordão Escuro. Mas quando a ferrovia veio abrir novos rumos à civilização, a insignificante povoação de Cerradinho tomou novo alento, transferindo para si o eixo comercial de toda a região. Antes mesmo da chegada da Estrada de Ferro Araraquara em 1910, foi criado o Distrito de Paz, no município de São José do Rio Preto, com a denominação de Vila Adolfo, em homenagem a um político de Rio Preto, Coronel Adolfo.

Desde então, o progresso urbano do Distrito foi extremamente rápido, prendendo-se ao desenvolvimento econômico da fértil zona rural. O cultivo do café, predominantemente adotado, a penetração ferroviária, de par com a assistência médico hospitalar e educacional com a qual a florescente vila ia sendo dotada, constituíram fatores decisivos para a evolução progressiva da área urbana e consequentemente do município.

Localização

Catanduva está localizada a 384km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias SP-310 - Rodovia Washington Luís; SP-321; SP-351

Hotéis e Pousadas em Catanduva

Lider Hotel Catanduva
Rua Brasil, 67
Lider Hotel Catanduva
Lider Hotel Catanduva - Rua Brasil, 67
Nacoes Park Hotel
Rua Nacoes Unidas, 395, Vila Industrial, Presidente Prudente, Sta
Nacoes Park Hotel
Nacoes Park Hotel - Rua Nacoes Unidas, 395, Vila Industrial, Presidente Prudente, State of Sao Paulo, Brazil






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Catanduva

Notícias > Ambiente > Áreas preservadas

Estudo aponta municípios de São Paulo que mais regeneraram a Mata Atlântica

Estudo aponta municípios de São Paulo que mais regeneraram a Mata Atlântica

Nos últimos 30 anos, houve uma redução de 83% do desmatamento do bioma

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Municípios de São Paulo são agrupados conforme tamanho da economia turística

Municípios de São Paulo são agrupados conforme tamanho da economia turística

A categorização, como é chamada, atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Virada Inclusiva terá 24 horas de cultura e esporte em São Paulo

Virada Inclusiva terá 24 horas de cultura e esporte em São Paulo

Mais de 500 shows, teatro, oficinas e atrações esportivas ocorrem nos dias 3 e 4 de dezembro para festejar a inclusão das pessoas com deficiência

 

Agências de viagens e turismo em Catanduva

EXCURSÃO CATANDUVA

EXCURSÃO CATANDUVA

Vila Paulista - Catanduva/SP

 

Catanduva Turismo Ltda

Rua Cuiabá, 914
Centro - (17) 3522-0844

Celina Micalli Viagens

Rua Bahia 119
Centro - (17) 3521-6088

Veja todos as agências de turismo