Cubatão



Com um grande parque industrial, Cubatão enfrentou no passado a ameaça constante da poluição. Contudo, com a união entre indústrias, comunidade e governo, a cidade conseguiu controlar 92% das suas fontes poluidoras. Em 1992 recebeu da ONU o título de "Cidade Símbolo da Recuperação Ambiental".
Para festejar o "Centenário de Independência do Brasil", o Presidente do estado Washington Luís entregava ao povo a jornada do "Caminho do mar". Tais monumentos revelam parte significativa da formação paulista. Desde a velha Calçada do Lorena, até a evocação dos fundadores de São Paulo inscrita no Cruzeiro Quinhentista, vê-se a marca da recuperação da história bandeirante nas escarpas da Serra. O desenvolvimento de Cubatão sempre esteve estreitamente ligado aos caminhos de acesso ao Planalto, já que era elo de ligação entre este e o Porto. Os monumentos que estão aos arredores de Cubatão são:

* Cruzeiro Quinhentista: Cruzeiro Quinhentista que foi construído na ligação entre o Caminho do mar com o Caminho do “Padre José” (caminho inexistente hoje), o Cruzeiro apresenta no seu centro as datas de 1500 e 1922 e os nome de seus colonizadores jesuítas, sendo eles: Tibiriçá, Padre José de Anchieta, Mem de Sá, Nóbrega, Leonardo Nunes, Martim Afonso e João Ramalho.

* Rancho da Maioridade: Relembra a construção da Estrada da Maioridade e a visita da família real à São Paulo em 1846.Está situado em uma acentuada curva do Caminho do Mar, donde se avista toda a área do Cubatão.

* Calçada do Lorena: Imagem:Monumentos calcadalorena.jpgEstrada de ligação mais importante entre o Planalto de Piratininga e o porto de Santos no final do século XVIII(18).Construída em 1792, período em que Bernardo José Maria de Lorena governava o estado de São Paulo.O material empregado no calçamento foi a pedra.

* A escola Ary de Oliveira Garcia: Situada no bairro Vila Nova, possui uma história muito interessante, pois em seu passado já foi um conservatório de música e dança e até mesmo um fórum. O fórum foi utilizado até o ano de 1963, porém até hoje, faz parte da arquitetura foi preservada. Na atual sala número 10, estava localizada a sala dos investigadores que também era utilizada como sala de tortura, ela possui dois pequenos corredores e duas portas, e a sala 13 que é a sala mais ampla da escola era a sala do juiz. No ano de 1964 neste mesmo local foi inaugurado um conservatório de música e dança, porém no ano de 1981 mudou sua sede para outra rua no mesmo bairro. Enfim no dia 11 de março de 1982 foi inaugurada a Escola Vila Nova, que quatro anos depois mudou o nome para Ary de Oliveira Garcia em homenagem a um antigo professor que após ter um infarto em uma das salas de aula faleceu, porém muitos funcionários da escola afirmam ver até hoje o professor caminhando pelos corredores.

Regiões Turísticas

Localização

Cubatão está localizado a 57km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Cubatão

Hotel Parma Cubatao
Avenida Joaquim Miguel Couto 1190
Hotel Parma Cubatao
A partir de: R$ 140
Estrelas: 2 estrelas
Ver fotosHotel Parma Cubatao - Avenida Joaquim Miguel Couto 1190
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Parma Cubatao no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Cubatão

Notícias > Turismo > Turismo sol e praia

São Vicente e Praia Grande são bons destinos turísticos para curtir as férias

São Vicente e Praia Grande são bons destinos turísticos para curtir as férias

Em pleno verão, o litoral paulista oferece boas opções para que os turistas possam desfrutar as férias com tudo que as praias podem oferecer. São Vicente e Praia Grande, por exemplo, são duas cidades bastante frequentadas nessa época

Notícias > Ambiente > Nosso lixo

Governo baiano suspende queima de lixo da Rhodia em Camaçari

Governo baiano suspende queima de lixo da Rhodia em Camaçari

O governo da Bahia vai determinar que a empresa de soluções ambientais Cetrel Lumina suspenda o transporte e a queima de material tóxico enviado de Cubatão (SP), pela multinacional Rhodia, para Camaçari, na região metropolitana de Salvador

Notícias > Ambiente > Nosso Planeta

ONG desenvolve projeto para prevenir danos causados pelo pré-sal no litoral paulista

ONG desenvolve projeto para prevenir danos causados pelo pré-sal no litoral paulista

O Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Polis) está desenvolvendo um projeto para prevenir danos causados pelo pré-sal no litoral de São Paulo

Notícias > Turismo > Turismo sol e praia

Litoral Norte de São Paulo oferece várias opções de esporte e lazer aos turistas

Litoral Norte de São Paulo oferece várias opções de esporte e lazer aos turistas

Quando chega o verão e as temperaturas sobem na capital ou no interior, o paulista tem como caminho certo o litoral de São Paulo. Roteiros históricos, esportes radicais e ecoturismo são algumas das atrações que os turistas tem para aproveitar

Blogs > Eduardo Andreassi > Eventos

Virada Cultural 2011 na Cidade de São Paulo - Mais de 4 milhões de pessoas participaram

Virada Cultural 2011 na Cidade de São Paulo - Mais de 4 milhões de pessoas participaram

Agora, chegou a vez das cidades do Interior de SP

Notícias > Turismo > Qualificação e certificação em turismo

Oportunidade para jovens da Baixada Santista

Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional do MTur qualifica 150 jovens de municípios da região

Agências de viagens e turismo em Cubatão

Bella Turismo

Avenida Nove de Abril, 2026 Loja 03
Centro - (13) 3372-5585

Bella Turismo

Avenida Nove de Abril, 2026 Loja 03
Centro - (13) 3372-5585