Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Cunha

Rodovia Cunha-Paraty, km 56,5 - Paraibuna - Cunha, SP - CEP 12530000
Anuncio sem imagens Anuncio sem imagens
Imagens ainda não cadastradas

Veja também

GOSTA DE VIAGEM BOA E BARATA?

Mais informações sobre Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Cunha

O Parque Estadual da Serra do Mar foi criado em 1977 com uma área de 309.000 hectares. Estende-se ao longo da Serra do Mar desde o município de Cunha, a nordeste, até o de Pedro de Toledo, a sudeste do Estado de São Paulo. Localiza-se, mais precisamente, em Cunha nos bairros do Palmital, Paraibuna, Guaricanga, Caçador Novo e Fruta Branca. É uma área com restrições de uso impostas pela legislação ambiental.

A Mata Atlântica ocupava antes da chegada do colonizador europeu à América 1.000.000 Km, 12 % do território brasileiro estendendo-se pelo litoral desde o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e penetrando continente adentro, em alguns casos, até centenas de quilômetros.

Atualmente, após quinhentos anos de extração desenfreada de seus recursos naturais, a Mata Atlântica encontra-se reduzida à apenas 8% do que fora outrora. Muitas espécies desapareceram sem que ao menos fossem conhecidas e estudadas pela ciência.

O grande número de cachoeiras, algumas ainda inexploradas, são um sinal da fartura de água, que faz de Cunha uma região de mananciais. Suas terras abrigam o berço dos rios Paraitinga e Paraibuna, que formam, quilômetros adiante, o lendário rio Paraíba do Sul, que deságua no litoral fluminense

O Parque Estadual Serra do Mar, preserva importantes áreas remanescentes da Mata Atlântica com árvores de grande porte como cedro, peroba maçaranduba, canela, ipê, grumixama, guatambu, onde se alojam as bromélias, orquídeas, samambaias, liquens e lianas.

É habitat natural da capivara, anta, paca, onça, quati, jaguatirica, sagüi, bugio, gaviões e papagaios, jacu, jacutinga e araponga, entre outras espécies.

Instalações

Construção:
Reforma: 2000

Entre em contato direto com Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Cunha

* O EcoViagem não se responsabiliza pelas informações enviadas pelo formulário, nem pelo tempo de resposta do anunciante.
* O formulário acima visa apenas facilitar a comunicação entre as partes e auxiliar nas melhores opções para sua viagem.