Ibaté



A região de Ibaté começou a ser povoada após a fundação de São Carlos, com o incremento da cultura do café em algumas fazendas, localizadas, em sua maioria, junto à estrada de ferro que ligava Rio Claro a São Carlos. A Estação Visconde do Pinhal, a mais próxima de Ibaté, foi inaugurada em 1855.

Em 29 de janeiro de 1893, por iniciativa do Tenente-coronel João Evangelista de Toledo e dos seus genros, os senhores José Candido Porto e Capitão Candido Tripeno, foi fundada, próximo da Estação Visconde do Pinhal, a povoação de São João Batista da Lagoa. Em 24 de outubro de 1900, por influência do Chefe Major José Ignácio de Camargo Penteado, um decreto elevou a povoação à categoria de Distrito de Paz e a mesma passou a ser chamada por Vila de Ibaté.

A então Vila de Ibaté desenvolveu-se com a economia baseada no cultivo do café realizado nas grandes fazendas que contaram com o trabalho fundamental dos imigrantes europeus.

A primeira capela da Vila foi a de São Benedito, construída logo na constituição da povoação. Pouco depois, por iniciativa do Capitão Tripeno, foi iniciada a construção da Igreja Matriz (localizada na rua Santa Iria, defronte a Praça Central). Os Capitães Pedro Serpe e Raphael Rubino em 5 de julho de 1901 decidiram terminar a obra e com o apoio da população a pequena Vila passou a ser servida por um belo templo religioso.

No dia 30 de dezembro de 1953, Ibaté foi finalmente elevada a categoria de município. No ano seguinte foi eleito o primeiro prefeito, Donato Rocitto.

De acordo com a sitio oficial da Câmara Municipal de Ibaté, em 1° de janeiro de 1955, no edifício do antigo Cine Rosário (atual Banespa Santander), Hely Lopes Meirelles, MM. Juiz da Comarca de São Carlos, com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito, o vice-prefeito Júlio Donatoni e o padre Frederico Jurczick, presidiu a sessão solene de instalação da Câmara Municipal de Ibaté. Os vereadores eleitos para a primeira legislatura e empossados naquele mesmo dia foram: Adauto Tomazini Gomes, Antonio Donato, Deolindo Milori, Deolindo Petrilli, João Rossito, João Fassini, João Ibelli, Júlio de Cápua e Zulmiro Camilo. Os mesmos elegeram João Rossito Presidente da Câmara, João Ibelli Vice-Presidente, Júlio de Cápua 1° Secretário e João Fassini 2° Secretário.

Os trabalhos administrativos eram realizados onde hoje se encontra a Livraria Central do Carlão e a sessões eram realizadas no Cine Rosário. Em 1º de junho de 1958, a Câmara Municipal de Ibaté instalou-se na Rua Santa Iria, onde permanece até hoje.

A palavra Ibaté, que tem origem no tupi-guarani, significa, de acordo com os dados oficiais, lagoa seca, que se justificaria pela existência de lagoas imaginárias, principalmente nas margens das estradas de rodagem. Os que descordam da versão oficial se embasam na constatação de que a palavra viria de ybaté que em tupi-guarani significa lugar alto, o cume e não lagoa seca, que em tupi-guarani seria ypaba tininga.

Localização

Ibaté está localizada a 247km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia SP-310

Hotéis e Pousadas em Ibaté

Hotel Veneza
Rua Antonio Deval, 34
Hotel Veneza
A partir de: R$ 79,5
Ver fotosHotel Veneza - Rua Antonio Deval, 34
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Veneza no Booking






Agências de viagens e turismo em Ibaté

Alfa Assessoria de Intercâmbio

Avenida São João 1662 Centro
Centro - (16) 3343-6800

Alfa Assessoria de Intercâmbio

Avenida São João 1662 Centro
Centro - (16) 3343-6800