Ibirá



Ibirá, tem suas origens nas terras doadas por D. Pedro II, o Imperador, para Antônio Bernardino de Seixas e seus filhos João e José Bernardino de Seixas, que por volta de 1878-1880, acamparam a beira do Córrego das Bicas, onde localiza-se hoje o Distrito de Termas de Ibirá.

Teve como primeira denominação, Freguesia da Cachoeira; posteriormente, Freguesia de Ibirá. Em Agosto de 1906, pela Lei nº. 996, era criado o Distrito de Paz, que em 13 de maio de 1913, foi elevado a categoria de Distrito Policial.

Em 12 de dezembro de 1921, elevou-se a categoria de Município, através da Lei nº. 1817, sendo solenemente instalado em 22 de março de 1922.

Passou a ser considerado Estância Hidromineral pelo Decreto Lei nº. 13.157, de 30 de dezembro de 1942. A cura através das águas vanádicas, começaram com os índios, por volta de 1770, que curavam suas doenças banhando-se nelas. O efeitos curadores permanecem e tais curas têm comprovação.

A denominação “Ibirá”, é originária da língua tupi-guarani (IBIR) e traduz-se como “fibra” ou “imbira”, retirada da casca de certas árvores, abundantes no território, que os índios utilizavam para tecer seus utensílios.

Grande destaque de Ibirá é o Bairro de Vila Ventura. Localizado a aproximadamente 14 km da sede do município, se destaca pela tranquilidade e pela serenidade de seus moradores. No mês de outubro se celebra uma grandiosa quermesse em louvor a Nossa Senhora Aparecida, muito famosa na região.

Localização

Ibirá está localizada a 420km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias SP-310 e SP-379







Hotéis e Pousadas em Ibirá

Pousada Aguas de Ibira
Av. Amadeu Antônio Couto, 55
Pousada Aguas de Ibira
A partir de: R$ 130
Ver fotosPousada Aguas de Ibira - Av. Amadeu Antônio Couto, 55
Preços e Reservas Online
Reserva Online Pousada Aguas de Ibira no Booking






Agências de viagens e turismo em Ibirá