Itaporanga



Imagine um lugar com belas paisagens, com o sol sempre presente. Some a isto, uma boa dose de adrenalina, propiciada pelos vários esportes de aventura. Multiplique pelo sossego e pela calmaria que a religiosidade propicia. Isto é Itaporanga! O mais novo destino do Sudoeste Paulista, localizada a 360 KM de São Paulo (Capital).

Aqui a vida é tranqüila, e pode-se apreciar o pôr do sol do centro da cidade. Venha conhecer Itaporanga e se delicie com seus encantos...

Turismo Religioso

Histórico da Abadia

Os Cistercienses foram fundados na França, em 1098, pelos Santos Roberto, Alberico e Estevão: uma ramificação monástica do tronco beneditino. Vivem conforme a Regra de São Bento, escrita e difundida a partir da primeira metade do século VI. Com São Bernardo, amante e pregador do Cristo feito homem, a Ordem propagou-se por toda a Europa.

O Mosteiro de Itaporanga foi fundado em 05 de agosto de 1936 por D. Atanásio Merkle, O. Cist., vindo com alguns membros do Mosteiro de Himmerod, na Alemanha.

A construção foi executada em grande parte pelos próprios monges, sendo até mesmo a fabricação de tijolos na olaria do Bairro Mosteirinho; a ala frontal do Mosteiro foi inaugurada em 20 de agosto de 1943.

Referente à construção da Igreja Abacial e Paroquial de São João Batista, a pedra fundamental foi lançada em 29 de novembro de 1959, com a presença de S. Excia. o Sr. Bispo diocesano D. José Carlos de Aguirre.

Atualmente, a comunidade está sob a direção de seu terceiro abade, D. Luis Alberto Ruas Santos, O. Cist. e conta com 26 membros, que se ocupam do ritmo litúrgico da vida monástica, das atividades internas de manutenção da casa e também atendendo a trabalhos pastorais, como direção espiritual, confissão, retiros, etc. e assumem quatro paróquias da Diocese, vinculadas ao Mosteiro.

Acolhimento de hóspedes

A hospedaria do Mosteiro está a disposição dos que desejam desfrutar de seu clima de recolhimento. O período de hospedagem deve ser previamente combinado: Av. Santa Cruz, 249 – Caixa Postal 21, Cep. 18.480-000, Itaporanga – SP, Tel/ Fax - (15) 3565-1245 , e-mail: abadiascruz@ig.com.br, site – www.abadiaitaporanga.org.br

Grutas

Existem diversas Grutas milagrosas espalhadas pelo município, a religiosidade é uma forte característica de Itaporanga, mas foi no Bairro Maria Nogueira que Dona Maria Quaresmeira voltou a andar. Dona Maria havia sofrido um derrame e ficou com as pernas paralisadas. Como a gruta era conhecida por diversas graças alcançadas pelos fiéis que visitam o local, Dona Maria resolveu ir até lá para fazer uma visita e pedir a Nossa Senhora de Lourdes para curá-la. Quando lá chegou, seus filhos queriam carregá-la mas Dona Maria Quaresmeira dispensou a ajuda. Com muita força e fé saiu do carro sozinha, foi caminhando em direção à imagem de Nossa Senhora de Lourdes, e a partir de então voltou a andar.

Patrimônio natural preservado

Morro do Defunto

O Morro do Defunto foi nomeado assim devido ao seu formato. Visto da cidade, o Morro tem a forma de um homem deitado.

O Morro está localizado na zona rural do município, entres os Bairros Santo Antonio e São Sebastião. Ele se encontra na ZTS; o morro possui várias grutas e uma área de mata nativa. O local é propício para a pratica de alguns esportes de aventura como: rapel, tirolesa, treeking, parapente, entre outros.

Ecoturismo

O município apresenta riquíssimas fauna e flora, várias cachoeiras, fascinantes grutas e cavernas, lagos naturais, além de ser banhado pela represa de Xavantes. Itaporanga é um refúgio para escapar do estresse das grandes cidades ou da badalação dos destinos mais congestionados.

Turismo Rural

O Turismo Rural é uma atividade desenvolvida no campo, comprometida com a atividade produtiva, agregando valor a produtos e serviços e resgatando o patrimônio natural e cultural da comunidade. Itaporanga é uma vasta cidade interiorana, dominada por incontáveis fazendas. Conhecer estas fazendas, e vivenciar o dia a dia no campo, é uma experiência sem igual. Velhos costumes e um modo de vida peculiar sobrevivem nos recônditos da bela Itaporanga. Cachoeiras, montanhas, o leite ao pé da vaca, um passeio a cavalo... Soma-se a isso as delícias culinárias, os quitutes, o cheiro da lenha queimando no fogão... O fabuloso interior que revela muitas surpresas.

Localização

Itaporanga está localizada a 369km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares







Hotéis e Pousadas em Itaporanga








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Itaporanga

Notícias > Turismo > Cursos, palestras, seminários de turismo

Sistema FAEPA-SENAR realiza o 3º Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural no Vale das Águas

Sistema FAEPA-SENAR realiza o 3º Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural no Vale das Águas

Em sua 3ª edição, o evento contará, além da Caminhada da Serra da Furada, com um workshop de escalada e observação astronômica

 

Agências de viagens e turismo em Itaporanga