Leme



A bacia do Rio Mogi-Guaçu possui uma área de drenagem de 16.760 km2, sendo que destes, 2.650 km2 estão localizados em Minas Gerais, e o restante 14.110 km2, em território paulista. Neste percurso se desenvolvem várias cachoeiras e corredeiras, dentre as quais destacam-se, a do Salto do Pinhal, Cachoeira de Cima, Cachoeira de Baixo na região de Mogi-Guaçu/Mogi-Mirim, Cachoeira de Pádua-Sales, em Conchal, Cachoeira de Emas, em Pirassununga, as corredeiras de Santa Helena, Boa Vista, dos Patos, Itapecirica, dos Gaviões em Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro, e das Escaramuças, em Luiz Antonio e São Carlos.

Tem como principais afluentes os ribeirões dos Araujos e da Água Espraiada, na região de Bom Repouso e Inconfidentes Minas Gerais, no estado de São Paulo estão os rios Eleutério, Cachoeirinha, do Peixe, Araras, Jaguari Mirim, Rio Bonito, Pântano, do Quilombo, Anhumas, Capetinga, das Onças. Em suas margens encontram-se importantes reservas florestais, algumas como unidades de conservação gerenciadas pelo Estado de São Paulo como, a reserva florestal de Capetinga em Mogi-Guaçu, o Parque Estadual de Porto Ferreira - "Mata do Procópio", o Parque Estadual de Pirassununga composta por cinco glebas entre elas a Mata Maravilha.

O Rio Mogi-Guaçu passa por Leme nos bairros Caju, Ibicatú e Taquari-Ponte. No mês de outubro, quando se é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Anualmente acontece a Romaria dos Canoeiros e Cavaleiros de Leme e região.

A Romaria dos Canoeiros tem uma história de muito esforço e dedicação dos moradores do Taquari-Ponte. Tudo começou no ano de 1969, no bairro, quando o Sr. Oscar Tischer e sua esposa, Sra. Joana Siqueira Tischer, construíram uma gruta em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Na época, o vereador Sérgio A. Antunes ofereceu duas imagens abençoadas trazidas da cidade de Aparecida do Norte. Essa gruta está localizada à margem direita do rio Mogi-Guaçu. Desde a sua construção, os devotos de toda a região passaram a visitá-la e fazerem promessas. Em 1971, Dona Joana precisava fazer uma cirurgia de alto risco. Diante do fato, ela fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida, ali representada pela imagem, de que, se a graça fosse alcançada e tudo corresse bem na cirurgia, faria uma procissão de canoas, levando sua imagem pelo rio Mogi-Guaçu.

No dia 9 de outubro de 1972 foi realizada a primeira romaria, saindo do bairro Cascata e descendo o rio. No ano de 1974, Dona Joana faleceu e seu filho, Guilherme Tischer Neto e sua esposa, Dona Lourdes, deram continuidade ao evento. Nesse ano e no seguinte a romaria só não aconteceu devido ao baixo nível das águas provocado pela escassez das chuvas. A partir do ano de 1975, os cavaleiros do Taquari-Ponte e demais regiões passaram a ir em comitiva, margeando o rio atrás da imagem e dos canoeiros, enfileirados, com seus chapéus sobre o peito em sinal de respeito e devoção. A cada ano que passa mais canoeiros, cavaleiros e devotos comparecem e prestigiam essa tradicional festa lemense.

Localização

O Município de Leme está localizado a 190km da capital, na quinta Região Administrativa do Estado de São Paulo, cuja sede é Campinas e limita-se com os seguintes municípios: Santa Cruz da Conceição e Pirassununga, ao norte; Mogi Guaçu, a leste; Araras, ao sul; e Corumbataí e Rio Claro, a oeste, sendo o acesso possível através de Pirassununga ou Araras.

Acesso

Por terra: e o principal acesso ao município é feito pela Via Anhangüera – SP 330.

Hotéis e Pousadas em Leme

Leme Plaza Hotel
Av. Jose Antunes de Lisboa 740
Leme Plaza Hotel
Estrelas: 1 estrelas
Ver fotosLeme Plaza Hotel - Av. Jose Antunes de Lisboa 740